Biblioteca Universitária da UFSC lança ações de combate à desinformação

27/11/2018 08:57

A Biblioteca Universitária (BU/UFSC) realizou no mês de novembro a primeira edição do curso “Confiabilidade informacional e combate à desinformação”. O curso é uma ação resultante da Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital e abordou fundamentos sociais, filosóficos, éticos, técnicos e epistemológicos sobre a produção, disseminação e acesso das informações no ambiente digital.

O curso incluiu formas de verificação de fontes de informação, critérios de confiabilidade da informação e práticas éticas no compartilhamento e criação de conteúdo informacional. Entre os temas discutidos estão as notícias falsas (fake news),  a pós-verdade, os fatos alternativos, a hiperinformação, a checagem  de  fatos (fact  check), a competência em informação (information literacy), competência midiática (media literacy), o pensamento reflexivo e a leitura crítica da informação.

Com duração total de 20 horas, o curso teve o objetivo de capacitar os servidores da BU/UFSC para lidar com as novas demandas do ambiente digital e atualizar o seu campo de atuação enquanto profissionais da informação. Ainda, se pretendeu contextualizar o cenário da disseminação da informação no ambiente digital, estimular a reflexão sobre a informação e seus usos, possibilitar a identificação de informações confiáveis, incitar o pensamento crítico e a leitura crítica e permitir o questionamento e readequação de rotinas de trabalho e comportamentos relacionados à disseminação de informações.

Os ministrantes Leonardo Ripoll, Marcela Custódio, José Claudio Morelli Matos e Roberta de Bem pretendem, em 2019, criar também uma edição do curso voltada aos servidores externos à BU e outra, voltada aos estudantes e membros da comunidade universitária. A comissão, iniciada no primeiro semestre de 2018, foi resultado das pesquisas de mestrado do bibliotecário da UFSC Leonardo Ripoll e da estudante do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PGCIN) Marcela Custódio, em parceria com a Direção da BU. Além do curso, a Comissão lançou marcador de páginas e pretende trabalhar na promoção de eventos, materiais didáticos e outras iniciativas sobre a temática em 2019.

Mais informações podem ser obtidas na página da Comissão ou por meio do contato eletrônico .