Atriz e diretora de teatro da UFSC receberá Comenda de Mérito Cultural Cruz e Sousa

23/11/2018 09:07

Neste sábado, dia 24 de novembro, acontece a cerimônia de outorga da Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa – 2018, uma celebração à memória do poeta catarinense Cruz e Sousa. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, com o apoio da Academia Catarinense de Letras e realização do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e do Centro de Artes (Ceart) da Udesc.

A outorga da comenda, que ocorrerá no dia 24/11, às 19h, no Auditório do Bloco Amarelo do Ceart (Udesc), tem também uma programação no dia 23, sexta-feira, que conta com o lançamento dos livros de Tom Faria – “Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil” e “Carolina: uma biografia”, além da mesa redonda “Atualidades e Interlocuções contemporâneas com a obra de Cruz e Sousa”, com Toma Faria (RJ) e Deonisio da Silva (RJ), atividades que também acontecem no Ceart da Udesc.

Neste ano, serão homenageados oito autores/profissionais que se destacam pela atuação em prol do desenvolvimento da Cultura no Estado, entre elas Carmen Fossari, profissional de Teatro do Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC, onde é coordenadora e ministrante da Oficina Permanente de Teatro, fundadora e diretora do Grupo Pesquisa Teatro Novo, além de coordenar outros projetos culturais.

Medalha Cruz e Sousa

O Conselho Estadual de Cultura realizou, entre os dias 24 de setembro e 31 de outubro, a consulta pública para sugestões de nomes à Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa — maior honraria da área cultural em Santa Catarina concedida pelo governador, a partir de indicação do Conselho Estadual de Cultura após ouvir as sugestões da população catarinense.

A Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa é um prêmio simbólico entregue a autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas ao Estado de Santa Catarina e reconhecidas pela sociedade, ou a quem tenha contribuído por outros meios e de modo eficaz para o enriquecimento ou a defesa do patrimônio artístico e cultural do estado.

A sociedade se manifestou sugerindo nomes de pessoas ou entidades que foram analisadas pelo Conselho Estadual de Cultura. Dentre os nomes sugeridos, os conselheiros indicaram as oito personalidades de renome da área cultural e artística.

Os oito homenageados com a medalha Cruz e Sousa 2018:

Carlos Damião W. Martins (Historiador e Jornalista)

Carmen Lúcia Fossari (Atriz e Diretora de Teatro)

Casal Springmann (Sr. Fernando Springmann e Sra. Yara Fischer Springmann – Músicos)

Edenice Cruz Fraga (Escritora)

João Batista Costa (JB) (Ator)

José Cláudio Caramori (Gestor Público)

Solange Adão (Arte-educadora)

Vicente Telles (in memoriam) (Historiador e Músico)

Carmen Lúcia Fossari

Mestre em Literatura Brasileira, pela UFSC, com opção em Teatro, e doutora, também pela UFSC, em Engenharia e Gestão do Conhecimento com a tese “Criação do Conhecimento em Processos Dramatúrgicos à Luz do Texto Literário”. Diretora de Espetáculos no Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC. Coordenadora e ministrante da Oficina Permanente de Teatro da UFSC. Diretora e fundadora do Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC. Atriz, escritora, produtora e diretora teatral, já produziu e dirigiu mais de 60 peças teatrais nas categorias de Teatro Adulto, Infantil, de Títeres e de Rua.

Programação

23/11 – Lançamento dos livros de Tom Faria: “Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil” e “Carolina: uma biografia”, no Hall do Bloco Amarelo do Ceart/Udesc, às 18 horas.

Mesa-redonda: “Atualidades e Interlocuções contemporâneas com a obra de Cruz e Sousa”, com Toma Faria (RJ) e Deonísio da Silva (RJ), no Auditório do Bloco Amarelo do Ceart/Udesc, às 19 horas.

24/11 – Entrega da Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa, no Auditório do Bloco Amarelo do Ceart/Udesc, às 19 horas.

SERVIÇO

O QUÊ: Outorga da Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa pelo Governo do Estado de Santa Catarina

QUANDO: Dia 23 (sexta-feira): lançamento de livros, às 18 horas, e mesa-redonda, às 19 horas. Dia 24 (sábado) entrega da Medalha, às 19 horas

ONDE: Bloco Amarelo do Centro de Artes (Ceart) da Udesc, Av. Madre Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi, Florianópolis (SC)

CONTATO: Secretaria do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina –  telefone (48) 3665-7430/7462 – www.sol.sc.gov.br

Centro de Artes da Udesc – telefone (48) 3664-8300 – www.udesc.br/ceart

Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC com textos do site do governo do Estado de Santa Catarina