Anunciados novos investimentos para o HU em 2019

30/11/2018 09:18

Durante visita às novas instalações da Clínica Médica II, da Clínica Cirúrgica, do Alojamento Conjunto e da sala ocupada pela Gerência de Ensino e Pesquisa e no ato de inauguração da sede do Núcleo Desenvolver, da Clínica Médica I e da Unidade de Laboratório de Anatomia Patológica, realizadas na manhã desta terça-feira, 28, no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber de Melo Morais, anunciou planos para o próximo ano, que incluem a liberação de recursos para o fechamento das contas da instituição de Santa Catarina, além de definir, como meta para o próximo ano, novos investimentos no parque tecnológico dos hospitais universitários.

Morais foi recebido pela superintendente do HU, Maria de Lourdes Rovaris, pela vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, além de trabalhadores do HU, estudantes, técnicos, professores e pesquisadores da UFSC e do Hospital.

“Considero uma visita gratificante. Estive aqui há dois anos e pude constatar a evolução desta unidade em todos os aspectos, além do engajamento e boa interação entre os antigos e novos trabalhadores. Sinto esta atmosfera de engajamento. É um hospital em plena evolução, com participação integrada com a universidade e envolvimento de toda a comunidade acadêmica”, resumiu o presidente da Ebserh.

O dirigente, que fez questão de conhecer os detalhes do trabalho e conversar com todos os trabalhadores dos setores que visitou, tranquilizou os empregados da empresa, afirmando que está descartada a possibilidade de privatização no ano que vem, pois a equipe do novo presidente sabe que a Ebserh é uma empresa viva, detalhando números sobre a desempenho da empresa pública.

Morais lembrou que a Ebserh está entre as 30 melhores empresas públicas do Brasil, com 53 mil trabalhadores, configurando a maior rede da América Latina. “Tudo isso é resultado de um trabalho que vem de vocês, que vem da base”, disse, lembrando algumas atividades desenvolvidas pela equipe da empresa, como o programa Ebserh Solidária.

A superintendente do HU, Maria de Lourdes Rovaris, ressaltou o papel da Ebserh no reforço do quadro de pessoal e na recuperação da capacidade instalada da instituição. “Vivemos um momento ímpar, com a chegada de trabalhadores de todo o Brasil, com uma diversidade de sotaques e troca de experiências”, disse, ressaltando, ainda, a renovação do parque tecnológico, com a compra de um tomógrafo e um angiógrafo, no valor de R$ 7 milhões, e a inauguração de novas instalações.

“Ainda temos muitos desafios para 2019 e muitos trabalhos a serem implementados, temos uma longa caminhada, mas contamos com novas forças. Que venha 2019”, resumiu Rovaris.

Unidades inauguradas e visitadas

Laboratório de Anatomia Patológica

Núcleo Interdisciplinar de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Núcleo Desenvolver)

Clínica Médica I