25ª edição da Festa da Cultura Açoriana será realizada de 16 a 18 de novembro, em Porto Belo

13/11/2018 12:03

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) e da Prefeitura Municipal de Porto Belo, promovem de 16 a 18 de novembro, a cidade de Porto Belo, a 25ª edição da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (Açor), sendo a maior festa do gênero no Brasil. A entrada é gratuita e durante os três dias de festa, os visitantes poderão conhecer mais sobre a cultura açoriana no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade. O evento será realizado em Pavilhão montado na Praça da Figueira.

A Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina acontece todo ano em uma cidade diferente do litoral catarinense. A sede do evento é escolhida pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (NEA). Neste ano são mais de 58 apresentações folclóricas, entre as atrações estão 43 estandes culturais que mostram o artesanato regional de influência açoriana dos municípios litorâneos. A programação completa pode ser acessada na página eletrônica www.nea.ufsc.br.

Mais

O Açor já foi realizado nas cidades de, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí, Palhoça, Sombrio, Florianópolis, Bombinhas, Itajaí e Palhoça, se caracterizando como uma festa itinerante.

Um dos objetivos de criação da festa é “ter no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossas raízes e, principalmente, a cultura popular”, relembra Francisco do Vale Pereira, coordenador do NEA/UFSC. Atualmente o NEA atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, promovendo palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar a cultura açoriana.

Serviço

O quê: 25º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina
Quando: 16 a 18 de novembro de 2018
Local: Praça da Figueira – Centro | Porto Belo/SC
Promoção: UFSC/ SeCArte  | Prefeitura Municipal de Itajaí
Realização: Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC  – NEA | Conselho Deliberativo do NEA | Fundação da Cultura de Porto Belo