UFSC Joinville recebe comunidade durante Sepex 2018 e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

31/10/2018 11:10

Abertura da Sepex 2018 e SNCT na UFSC Jonville (Foto: UFSC)

A UFSC Joinville abriu, nesta segunda-feira, 29 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), integrada à Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) e a Semana Acadêmica Integrada dos Cursos do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ). O tema deste ano é “Ciência para Redução de Desigualdades” e as atividades seguem até quinta-feira, 1 de novembro. Confira os principais destaques da semana.

29 de outubro – Abertura

Participaram da abertura do evento o pró-reitor de Pesquisa (Propesq), Sebastião Roberto Soares; a diretora do campus de Joinville, Cátia de Carvalho Pinto; o vice-diretor, Lucas Weihmann; a Presidente da SNCT em Joinville, Tatiana Renata Garcia; vice-coordenador de Extensão da UFSC Joinville, Antônio Otaviano Dourado; a diretora Administrativa em exercício, Luana de Freitas Gonçalves; o chefe do Departamento EMB, André Luís Condino Fujarra; e o coordenador de Pesquisa da UFSC Joinville, Wagner Maurício Pachekoski.

Soares destacou que é a terceira Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, pois nas semanas anteriores ocorreram em outros dois campi da Universidade e que é uma oportunidade para abrirmos as portas para a comunidade e mostrar o quê fazemos em ensino, pesquisa e extensão com mostras, palestras, minicursos, desafios, entre outros assuntos com uma linguagem acessível a todos.

Fundador e CEO da empresa Pollux, José Rizzo Hahn Filho. (Foto: UFSC Joinville)

Após a cerimônia de abertura, o fundador e CEO da empresa Pollux, José Rizzo Hahn Filho, ministrou a palestra Internet Industrial e Indústria 4.0 no Brasil para uma platéia que lotou o auditório e contou com estudantes da UFSC Joinville, docentes, técnico-administrativos em educação, trabalhadores do Perini Business Park e comunidade joinvilense.

Para encerrar a noite, O Projeto Fórmula CEM, equipe de competição de Fórmula SAE Brasil nas categorias de motor por combustão e elétrico, fez o lançamento dos novos carros modelo 2018. A equipe fez uma retrospectiva de sua atuação, bem como apresentou as melhorias incorporadas ao novo modelo.

30 de outubro – Portas Abertas

A UFSC Joinville recebeu, na terça-feira, 30 de outubro, a visita de 13 escolas, além dos próprios alunos da Universidade, que participaram da Sepex 2018. Os professores conduziram a Maratona de Cálculo e escolas expuseram seus projetos com a temática da SNCT 2018. Houve, ainda, uma apresentação com o professor Jonny Carlos da Silva, da UFSC Florianópolis, que ministrou a palestra Uma jornada rumo a NASA: motivação, estratégia e aprendizagem.

Programação

Na quarta-feira,  31 de outubro, ocorre a mostra de projetos desenvolvidos no CTJ, além da exposição das equipes de competição, que também continua na quinta-feira, 1 de novembro. A Editora da UFSC (EdUFSC) também está presente, com vários títulos com 30 a 50% de desconto.

Na quarta-feira, às 17h haverá a palestra Pitch: vendendo seu Peixe, com Fernando Seabra da FIESP de São Paulo.

Na quinta-feira acontece o Seminário de Iniciação Científica. Mais informações no site http://snct.joinville.ufsc.br.

 

 

 

Comunicação Institucional UFSC Joinville

Tags: Sepex 2018SNCTUFSCUFSC Joinville