Quatro pesquisadores da UFSC irão receber menção honrosa no Prêmio Capes de Tese

03/10/2018 10:09

A lista com o nome dos vencedores Prêmio Capes de Tese 2018 foi divulgada na segunda-feira, 1º de outubro. O resultado se refere às melhores teses de doutorado defendidas em 2017. Além dos 42 trabalhos selecionados para receber o prêmio, o edital também oferece a outras 81 teses uma menção honrosa. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 13 de dezembro, em Brasília.

Quatro pesquisadores da UFSC irão receber menção honrosa:

Aline Brum Figueredo, do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura, na categoria Zootecnia/Recursos pesqueiros, orientada por Maurício Laterça Martins e coorientada Edsandra Campos Chagas, pela tese Suplementação com óleos essenciais de manjericão (Ocimum gratissimum L.) e gengibre (Zingiber officinale Rosc.) na dieta de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus L.);

Anna Belavina Kuerten, do Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, na categoria Linguística e Literatura, orientada por Mailce Borges Mota e coorientada por Katrien Segaert, pela tese Investigating syntactic priming during sentence comprehension in developmental dyslexia: evidence for behavioral and neuronal effects;

Ângelo Paggi Matos, do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos, na categoria Ciência de Alimentos, orientado por Ernani Sebastião Sant’Anna e coorientado por Elisa Helena Siegel Moecke, pela tese Cultivo, caracterização e técnicas de processamento de algas;

Marina Celant De Prá, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, na categoria Engenharia II, orientada por Hugo Moreira Soares e coorientada por Airton Kunz, pela tese Desenvolvimento e validação de protótipo de reator para aplicação do processo de desamonificação utilizando digestato da suinocultura.

Prêmio CAPES de Tese 2018

Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese é oferecido anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento.

Os critérios de premiação devem considerar a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além da valorização dada pelo sistema educacional ao candidato.

Duas teses, em cada uma das áreas, também poderão ser agraciadas com a Menção Honrosa. São concedidos, ainda, prêmios especiais para áreas pré-determinadas, em parceria com a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright.

Por fim, há a entrega do Grande Prêmio CAPES de Tese, concedido em parceria com a Fundação Conrado Wessel, à tese de maior destaque de cada área da Ciência (científica, saúde e humanas).

Mais informações no site do prêmio.