Persona Cia. de Teatro apresenta ‘Cena morta’ no Teatro da UFSC, nesta sexta e sábado

05/10/2018 15:51

O espetáculo Cena morta será apresentado no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), pelo grupo Persona Cia. de Teatro, nos dias 5 e 6 de outubro, sexta e sábado, às 20 horas. Escrito e dirigido por Jefferson Bittencourt, Cena morta é o sétimo e mais recente espetáculo da Persona Cia. de Teatro, de Florianópolis. A Companhia realizou inúmeros projetos de circulação tanto no Brasil quanto no exterior e, em 2016, comemorou 15 anos de história. A apresentação na Universidade integra o Projeto Cena Aberta do Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC.

Os ingressos para o espetáculo custam R$ 30,00 a inteira e R$ 15,00 a meia-entrada, e começam a ser vendidos na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação da peça.

Sinopse

Cena morta conta a história de Daiana, uma atriz jovem e inexperiente. Emocionalmente afetada por um episódio trágico, ela decide mudar de cidade e buscar oportunidades para uma nova vida. Ela é recebida e amparada por Julia, que também é atriz, mas tem mais experiência e conhece melhor o meio artístico. Em meio aos desafios desta relação e às dificuldades do mundo da arte, conhecemos outra personagem: a famosa e misteriosa Luiza Fontenelle, uma atriz frustrada com a bajulação e a superficialidade do meio artístico em que vive.

A história é apresentada de maneira metateatral, como num ambiente de ensaio. O público assiste aos bastidores e vê a mecânica da peça enquanto a narrativa mostra as angústias, os percalços e as vaidades que habitam a arte do Teatro. Com influências do diretor americano David Lynch, a peça procura apresentar ao público, do tom cômico ao dramático, uma parábola sobre ‘o mundo ingrato do Teatro’.

Histórico do Grupo

A Persona Cia. de Teatro surgiu em 2001 em Florianópolis (SC). Desenvolve a criação de espetáculos tendo como foco principal a construção cênica através dos atributos que compõem a musicalidade. No repertório constam obras que primam por personagens sensíveis e por um olhar que busca questionamentos mais profundos sobre a existência humana. Os espetáculos vêm recebendo elogios do público e da crítica especializada no Brasil e no exterior.

Em seu repertório, o grupo conta com os seguintes espetáculos:

F. (2002) – Texto de Rogério Christofoletti, baseado no universo de Franz Kafka, dirigido por Jefferson Bittencourt. Recebeu vários prêmios em festivais de teatro no Brasil.

E.V.A. (2002)- Texto de Christiano de Almeida Scheiner, dirigido por Jefferson Bittencourt.

Castelo de cartas (2004) –  Texto de Rogério Christofoletti, dirigido por Jefferson Bittencourt. Foi o único representante brasileiro no XV Festicaribe – Festival Internacional de Teatro Del Caribe – ITI – UNESCO, em Santa Marta, Colômbia, 2004.

Nem mesmo a chuva tem mãos tão pequenas (2006) –  Texto baseado em The Glass Menagerie, de Tenessee Williams. Direção de Jefferson Bittencourt.

A Galinha Degolada (2008) –  Baseado no conto homônimo do uruguaio Horacio Quiroga, marca o início da parceria com o Teatro em Trâmite. Direção de Jefferson Bittencourt. Realizou vários projetos de circulação, como o Viagem Teatral – SESI (circulação por 17 cidades de São Paulo) e Palco Giratório – SESC (somando 33 apresentações por todas as regiões do Brasil). Foi o único espetáculo brasileiro a participar do CASA – Latin American Theatre Festival, de 17 a 23 de outubro de 2011 em Londres.
Otelo (2014) –  A partir da obra homônima de William Shakespeare. Direção de Jefferson Bittencourt. Tradução de Beatriz Viégas-Faria (LPM Pocket). Prêmio Myriam Muniz 2013 e Edital Elisabete Anderle 2013

Cena Morta (2016) – Estreou em 2016. Espetáculo escrito e dirigido por Jefferson Bittencourt.

Autor/Diretor: Jefferson Bittencourt

Atores: Fernando Kleis, Giselle Kincheski, Juli Nesi e Fabiana Franzosi

Figurinos e objetos: Valéria de Oliveira

Costureira: Lilian Bandeira – Das Moças Ateliê

Maquiagem/Visagismo: Alan Silveira

Fotos: Rebecca Pezzatto

Arte Gráfica: Jefferson Bittencourt

Trilha sonora e iluminação: Jefferson Bittencourt

Produção: Persona Cia de Teatro

Projeto Cena Aberta

Neste ano, o Projeto está retornando com uma programação mais intensa, que segue até o primeiro semestre de 2019. O Projeto Cena Aberta surgiu da atuação do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área artístico-cultural, junto à comunidade universitária e catarinense, nas últimas três décadas. Inserido no movimento cultural, a programação do Teatro da UFSC participa da agenda cultural de Florianópolis, contribuindo para a formação do público acadêmico e da comunidade. Como um espaço artístico já reconhecido, o Projeto Cena Aberta, coordenado por profissionais de teatro do DAC, vem tornar o Teatro da UFSC um lugar de acesso à comunidade universitária e externa para assistirem a espetáculos teatrais de referência, a preço popular. A comunidade tem acesso à agenda cultural, com uma programação anual, e os grupos teatrais participantes têm seus trabalhos divulgados e valorizados no meio acadêmico e na comunidade externa.
Serviço

O quê: apresentação do espetáculo “Cena Morta”, com o grupo ‘Persona Cia. de Teatro’, escrito e dirigido por Jefferson Bttencourt

Quando:  dias 5 e 6 de outubro de 2018, sexta-feira e sábado, às 20 horas.

Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC).

Quanto: R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada); os Ingressos começam a ser vendidos na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação da peça.

Classificação indicativa: 12 anos

Contato com a produção: Jefferson Bittencourt dos Santos, e-mail – telefone (48) 99901-9366

Mais informações pelo Facebook e no YouTube

[CW] DAC/SeCArte/UFSC, com texto e fotos do grupo