Maternidade do Hospital Universitário da UFSC faz aniversário e lança Manual de Boas Práticas

23/10/2018 12:08

A Maternidade do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC), em comemoração aos 23 anos do setor, realizará o Seminário de Boas Práticas na Atenção à Saúde da Mulher e do Recém-Nascido. Na reunião, que ocorre no dia 24 de outubro, com convidados e inscritos, além das solenidades e apresentação de trabalhos científicos, será lançado um manual sobre o tema do seminário.

A programação das solenidades começa às 13h30 de quarta-feira, dia 24, quando será realizada a abertura do evento, no auditório do Bloco Didático da Medicina do HU/UFSC. O evento conta com a presença da superintendente do hospital, Maria de Lourdes Rovaris, das gerentes de Atenção à Saúde, Francine Lima Gelbcke e da gerente de Ensino e Pesquisa, Rosemeri Maurici da Silva. Além dessas presenças, o chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Júnior André da Rosa, e a coordenadora de Enfermagem da Maternidade do HU, Adnairdes Cabral de Sena também se farão presentes.

Após a solenidade de abertura, a professora Odaléa Maria Brüggemann, do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem (PPGEnf) da UFSC, vai falar sobre o tema “Boas práticas na atenção à saúde da mulher” e o professor Carlos Eduardo Andrade Pinheiro, do Departamento de Pediatria, apresentará a palestra “Boas práticas na atenção à saúde do recém-nascido”. No período das 15h às 15h15, os participantes serão convidados para um debate sobre estes temas.

As apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências ocorrem depois do intervalo, às 15h30, com os temas “Apoio prestado pelo acompanhante à mulher nas maternidades públicas da Grande Florianópolis” (por Carolina Junges, da Unidade Neonatal do HU); “Estratégias para redução de ruídos em unidade neonatal” (por Márcia Maria Jordão, da Unidade Neonatal do HU), “Encontro das puérperas e familiares em pré-alta no Alojamento Conjunto” (por Ingrid Elizabete Bohn, da Central de Incentivo Materno do HU) e “Gemelaridade: manejo no pré-natal de alto risco” (por Mário Júlio Franco, do Núcleo de Ultrassonografia e Medicina Fetal do HU).

O Manual de Boas Práticas – Atenção à Saúde da Mulher e do Recém-Nascido será oferecido na versão digital para todos os interessados. Trata-se de um trabalho realizado pela equipe da maternidade do HU/UFSC com apresentação de todos as atividades desenvolvidas no hospital e os procedimentos necessários para o atendimento na instituição.

Acesse aqui o Manual de Boas Práticas.

Tags: Hospital UniversitárioHUPPGEnfPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina