Hospital Universitário realiza centésimo transplante hepático

18/10/2018 10:09

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) realizou seu centésimo transplante hepático no dia 11 de outubro. A trajetória de transplantes no HU teve início em novembro de 2011, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a formação de novos profissionais nesta área.

O centésimo transplante hepático foi realizado em uma paciente com hepatite fulminante internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HU e durou cinco horas, com a participação de três membros da equipe cirúrgica. O trabalho foi feito, ainda, por uma equipe multidisciplinar que acompanha desde o acolhimento do paciente até os cuidados pós-cirúrgicos em todas as fases. Os pacientes que passaram por cirurgia de transplante hepático no HU são, em sua maioria, da faixa etária de 40 a 60 anos, mas há transplantados de 18 a 70 anos no histórico do hospital. Após a cirurgia, é realizado um acompanhamento permanente do paciente, que faz visitas regulares ao hospital para este serviço.

Um dos pacientes que passaram por todas as fases de tratamento e pelo transplante de fígado no HU é o pescador Cristiano Souza Pacheco. “Eu cheguei no hospital em 2015 e, depois de recuperar da hepatite, fui indicado para o transplante e esperei por dois meses até a cirurgia. Hoje me sinto 100% e pronto para uma vida nova”, disse. A cirurgiã Fernanda Günther Ramos, gastroenterologista e hepatologista do HU, que integra a equipe de transplante desde 2011, explica que no hospital universitário todo o processo – desde a recepção do paciente até o acompanhamento pós-cirúrgico – é realizado integralmente pelo SUS. “São procedimentos sofisticados e este marco representa a concretização de um serviço de qualidade no HU”, explicou a médica.

O hepatologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leonardo Schiavon, que também faz parte de equipe de transplante, destacou um aspecto importante na história do transplante hepático do HU, que é o desenvolvimento de novos profissionais nesta área. Segundo ele, o HU tem a única residência médica em hepatologia no Estado e é uma das pioneiras do Brasil nesta capacitação. “Formamos médicos aptos para atendimento a pacientes hepáticos em todas as fases, inclusive para transplantes”.

Fazem parte da equipe multidisciplinar de transplante hepático os cirurgiões Mauro Igreja, Fernando Ferraz de Miranda, Gilberto Kremer e Diogo Tamioso, os médicos hepatologistas Fernanda Günther, Telma Erotides da Silva, Leonardo Schiavon e Janaina Schiavon e os anestesistas Giovani Figueiredo Locks, Nicole Moren Moritz, Francisco de Assis Mettran e André Bussmann.

Também integram a equipe os intensivistas Air Luis Zambon, Rafael Lisboa de Souza e Elizabeth Buss, a enfermeira de ambulatório Marisa da Silva Martins, as nutricionistas Alessandra Erdmann e Ana Carolina Lima Cirino, as fisioterapeutas Carolina Luana de Melo e Valéria Franciane de Oliveira, as psicólogas Maria Emília Nunes e Letícia Gabarra e a assistente social Erica Zorzi.

Os profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico Elisa Kuze, Larissa Jacomossi, Jaçany Prudente e André Maffissoni também fazem parte da equipe do transplante hepático, juntamente com as enfermeiras do banco de sangue Daiana de Mattia e Neuza Libra Daniel e as enfermeiras de sobreaviso Claudia Manuela Oliveira, Ana Paulo Hoch Tedesco e Cristiane Baldessar Mendez, além da equipe do laboratório de análises clínicas, com Jean Dival do Santos, Sandro Wopereis, Bruno Matheus Facchin e Patrícia Casas Souza.

A equipe multidisciplinar conta ainda com profissionais técnicos do Centro Cirúrgico, do serviço da Odontologia Hospitalar e as equipes de pneumologia e cardiologia, além dos residentes que acompanham os trabalhos.

Os profissionais envolvidos no trabalho de transplante hepático destacam o trabalho do médico Felipe Felício, incentivador deste serviço na instituição. Após a realização do primeiro transplante no HU, em novembro de 2011, ele destacou o nível de complexidade alcançado pela equipe e o potencial de qualificação que este serviço trouxe para o Hospital Universitário. “Não é qualquer hospital que pode fazer este tipo de procedimento. Com essa conquista, o HU vai se tornando autossuficiente”.​

Sinval Paulino / Jornalista do HU / UFSC

Tags: HUtransplante hepáticoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina