Experimenta UFSC: quatro dias de atrações culturais gratuitas a partir desta segunda-feira

26/10/2018 16:45

A terceira edição do Experimenta começa nesta segunda-feira, 29 de outubro, e vai até quinta-feira, 1º do novembro. O evento traz à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mais de 25 atrações culturais gratuitas que serão apresentadas em diversos espaços do campi Florianópolis e Araranguá.

Realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) o Experimenta visa divulgar a nova produção cultural desenvolvida na UFSC baseada na pesquisa em arte, proporcionado o acesso a diferentes linguagens artísticas e culturais, oferecendo a comunidade acadêmica um espaço de apresentação artística além de promover o interesse pela arte no meio universitário e incentivar a união dos diversos departamentos da UFSC em torno da cultura e da arte.

Apesar de iniciar oficialmente na segunda, o Experimenta já tem uma atração no domingo. Às 16h, o Centro de Convivência da UFSC recebe a Banca de Arte Maracatu de Baque Virado (percussão e dança) do Grupo Maracatu Arrasta Ilha.

Na segunda-feira, às 9h30, a oficina Canto para Mães e Bebês do Projeto Contos de Guaia abre a programação. A oficina é composta de atividades lúdicas musicais para mamães e bebês (entre 1 a 2 anos). Através de brincadeiras de canto e música aliadas às práticas corporais e de dança, a atividade inspira a curiosidade e encantamento que os bebês demonstram ao descobrirem as possibilidades de movimento do corpo e da voz. A atividade ocorrerá na sala 208 da Artes Cênicas, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE). As inscrições são pelo e-mail: .

Às 12h, no Espaço Aruanda do Centro de Convivência, é a vez da oficina Fundamentos da Capoeira Angola, com Treinel Carlos do Grupo Angoleiro SimSinhô. As inscrições para a oficina são no local, por ordem de chegada.

Às 13h, o Hall da Unidade do bairro Jardim das Avenidas da UFSC Campus Araranguá recebe o espetáculo “CLOWNSIFICADOS” do Grupo Abapuru de Florianópolis. O grupo, formado no curso de Artes Cênicas da UFSC, apresenta um espetáculo que aborda, de forma cômica, a triste realidade da vida do artista. O Abapuru leva aos palcos um divertido enredo, onde quatro palhaços desempregados buscam uma nova fonte de sustento diante do público. Valendo-se de uma dose certa de humor, o trabalho questiona o fazer artístico e os problemas de não se poder ganhar a vida somente com a arte. O espetáculo “CLOWNSIFICADOS” também será apresentado às 20h.

Às 18h30, o espaço Caixa Preta, bloco D do CCE, recebe o espetáculo “Medusa Enredada: como lembrar? Mas…como esquecer?”, de Camila Durães. A apresentação é sobre violências de gênero. Camila Durães, violoncelista em (re)construção, busca rascunhar rastros e percursos de vida, afetos e memória guiados por um (re)encontro com Medusa (a górgona da Antiguidade Grega).

Às 19h30, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, terá a abertura oficial. Na sequência, às 20h, o espetáculo “Domínio Público” toma conta do espaço. O espetáculo é encenado por quatro artistas que se juntam para uma reflexão a partir das críticas sofridas, formando um espetáculo composto por quatro monólogos em que cada um deles relata diferentes versões sobre a emblemática Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, revelando como uma obra pode ser utilizada em diferentes narrativas ao longo do tempo.  Na apresentação, projetam diferentes discursos, incluindo verdades e especulações, revelando dinâmicas de poder do mercado da arte, da economia, da política, da vida pública e privada.

Os ingressos para os espetáculos “Medusa Enredada: como lembrar? Mas…como esquecer?” e “Domínio Publico” estão disponíveis gratuitamente no Departamento de Cultura e Eventos, piso terro do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Também serão distribuídos nos locais dos eventos antes das apresentações.

A 3ª edição do Experimenta tem o apoio da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEven), Departamento de Artes (ART) e do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC).

Confira aqui a programação completa.

Serviço:

O que: 3ª Edição Experimenta | Semana de Arte da UFSC

Quando: de 29 de outubro a 1 de novembro

Onde: UFSC Campus Florianópolis e Araranguá

Informações: secarte.ufsc.br/experimenta

Tags: arteAuditório GarapuvuCanto para Mães e Bebêscentro de Cultura e EventosClownsificadosculturaDepartamento Artístico CulturalDepartamento de Cultura e EventosExperimentaFundamentos da Capoeira Angolasecretaria de ações afirmativas e diversidades