UFSC recebe Colóquio Internacional sobre Foucault e as práticas de liberdade

19/09/2018 13:00

O XI Colóquio Internacional Michel Foucault: Foucault e as práticas de liberdade será realizado entre 25 e 29 de setembro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento dá continuidade à série iniciada em 1999,  cujo objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o pensamento filosófico e político de Michel Foucault, reunindo especialistas nacionais e internacionais de diferentes áreas do conhecimento. As inscrições para ouvintes serão encerradas em 20 de setembro.

A edição de 2018 do evento é uma promoção de diversas instituições: os programas de pós-graduação em Literatura, em Linguística, Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-PR e as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSC. O encontro tem ainda o apoio institucional da Universidade Federal de Santa Catarina, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC e do Consulado da França no Brasil.

A edição de 2018 reunirá mais de quarenta pesquisadores convidados, que se dividirão em quatro conferências e onze mesas redondas. Além disso, o XI Colóquio, de forma inédita, contará com espaço para apresentação de trabalhos em três Simpósios Temáticos (para mestres, doutores e doutorandos).

Os encontros anteriores resultaram na publicação de livros que reúnem um conjunto de artigos indispensáveis para o conhecimento e a discussão das contribuições foucaultianas para as distintas áreas do conhecimento: Retratos de Foucault (Nau, 2000); Imagens de Foucault e Deleuze (DP&A, 2002); Figuras de Foucault (Autêntica, 2006); Cartografias de Foucault (Autêntica, 2008); Por uma vida não-fascista (Autêntica, 2009); Foucault: filosofia & política (Autêntica, 2011); O Mesmo e o Outro: cinquenta anos de História da Loucura (Autêntica, 2013); e Michel Foucault e os Saberes do Homem (Prismas, 2016).

Mais informações na página do encontro.