UFSC expressa tristeza e indignação pela destruição do Museu Nacional

04/09/2018 10:50

Foto: Guilherme Laprado/Mídia Ninja.

O Reitor Ubaldo Cesar Balthazar, em nome da comunidade universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), se junta à comunidade e gestores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na tristeza e indignação pela irreparável tragédia que representou a destruição do Museu Nacional.

É inadmissível que as constantes restrições e os recentes cortes nos recursos destinados à Educação, à Cultura, à Ciência e à Tecnologia, impliquem no impedimento de ações preventivas e na guarda adequada dos espaços de memória e pesquisa da história do Brasil e da Ciência Nacional.

Juntamo-nos, assim, aos milhares de cidadãos e cidadãs que defendem, de maneira intransigente e inarredável, a urgência do necessário investimento que permita a conservação e funcionamento adequado de instituições com a dimensão do Museu Nacional, e que garantam o pleno exercício das atividades essenciais de nossas instituições.

Florianópolis, 03 de setembro de 2018.

*Confira também a a nota Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) sobre o incêndio no Museu Nacional.