TJ UFSC vence prêmio na categoria de telejornalismo em congresso nacional
Pelo segundo ano consecutivo, o TJ UFSC, telejornal diário produzido por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, recebeu o prêmio Expocom na categoria “Melhor Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo”. A premiação foi realizada no sábado, 8 de setembro, e faz parte do Congresso Nacional da Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o maior da área na América Latina. A edição 2018 do evento ocorreu em Joinville, entre os dias 2 e 8 de setembro.
Os editores responsáveis do TJ UFSC em 2017, Luiza Morfim e Felipe Sales, representaram toda a equipe do telejornal na apresentação que ocorreu na quarta-feira, dia 5. O TJ UFSC foi premiado pela cobertura da Operação Ouvidos Moucos, sobre a prisão e da morte do ex-reitor da universidade Luiz Carlos Cancellier de Olivo. “Os alunos que participam do projeto são muito jovens, nunca tínhamos passado por algo parecido, mas mesmo assim conseguimos fazer um trabalho ético e respeitoso que nos enche de orgulho”, disse Luiza. “Também agradecemos aos nossos orientadores, Antonio Brasil e Carlida Emerim, que nas duas ocasiões abriram mão de seus compromissos pessoais para passar o dia conosco na redação, passando orientações muito importantes para a qualidade da nossa cobertura”, completou Felipe.
O projeto já havia vencido a etapa regional no Expocom Sul, no mês de junho, em Cascavel. “O TJ só existe e funciona porque tem uma equipe de voluntários muito apaixonada pelo telejornalismo nele. Esse prêmio representa, além de um grande esforço jornalístico, a relevância de um trabalho em equipe e voluntariado”, destacou Felipe. Em 2017, o TJ UFSC ganhou a etapa nacional do prêmio na mesma categoria, pela produção realizada ao longo de todo ano.
TJ UFSC
O TJ UFSC está no ar desde 2012 e é totalmente produzido por estudantes do curso de Jornalismo, com orientação dos professores Antonio Brasil e Carlida Emerim e supervisão técnica do servidor Carlos Henrique Guião. O telejornal é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo pelo YouTube e pela página do Facebook. Desde 2017, as edições também são veiculadas na TV UFSC, canal de televisão aberto na Grande Florianópolis afiliado à TV Brasil. O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes a experiência de produzir telejornalismo diário e conhecer todas as etapas de produção, desde a elaboração de pautas até a edição ao vivo.