Professor da UFSC tem trabalho reconhecido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais

28/09/2018 10:30

O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do Laboratório de Materiais (LabMat), Aloisio Nelmo Klein, recebeu no dia 16 de setembro de 2018, em Natal (RN), durante o XVII Encontro Brasileiro de Pesquisa em Materiais (MRS) organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (B-MRS), o prêmio SBPMat de reconhecimento pelo desempenho acadêmico e contribuição em pesquisa de materiais.

Segundo Klein um dos diferenciais das pesquisas realizadas na UFSC envolvendo materiais está no caráter multidisciplinar. “Compõem a equipe físicos, químicos e engenheiros, pois a área de materiais é transversal e busca a melhora contínua e eficiente do uso desses materiais”. Sobre a conquista do prêmio, o pesquisador diz que somente foi possível porque “sempre contou com estudantes e colegas competentes junto à equipe”.

O evento é dedicado aos recentes avanços e perspectivas em Ciência e Tecnologia de Materiais, sendo que a reunião foi organizada em forma de simpósios temáticos e palestras plenárias. Sessões orais e apresentações de pôsteres abordaram uma visão dos aspectos mais recentes e relevantes atualmente tratados pela academia e pela indústria nas várias áreas da Ciência e Engenharia de Materiais.

O LabMat está vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC (EMC)  e realiza pesquisas nas seguintes linhas: Metalurgia do pó, Processamentos a plasma, Tribologia, Corrosão, Compósitos Poliméricos, Síntese e caracterização de nanopartículas. Um dos seus diferenciais está na parceria público-privada envolvendo empresas catarinenses, brasileiras e internacionais.

Tags: Departamento de Engenharia MecânicaEMCLABMATLaboratório de MateriaisUFSC