Oficina de cerâmica artística está com inscrições abertas

06/09/2018 08:20

Estão abertas, a partir do dia 5 de setembro, as inscrições para a Oficina de Cerâmica Artística, a ser ministrada pela ceramista Aionara Preis. As inscrições são presenciais, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, por ordem de chegada, enquanto houver vagas, e podem ser feitas até o primeiro dia de aula. Vagas reduzidas. Não haverá mensalidade, apenas uma taxa única de matricula. A oficina integra o projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte, do Departamento Artístico Cultual (DAC) da UFSC.

Ministrante: Aionara Preis Gabriel

Carga Horária: 30 horas

Período de realização da oficina: 13 de setembro a 22 de novembro

Dia e horário da oficina: Quintas-feiras, das 9h às 12h

Número de alunos: 10 alunos por turma – mínimo 8

Matrícula: De 5 a 13 de setembro, das 8h às 12h ou das 13h às 17h

Taxa de Inscrição: R$ 250,00 (sem mensalidade)

Requisito: aberta a todos os interessados (jovens e adultos), iniciantes ou já praticantes da Cerâmica. Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

Observação: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 250,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento; a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregar nas datas e horários definidos para matrícula na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre a Oficina:

Através de procedimentos práticos e teóricos da modelagem cerâmica, o aluno desenvolverá projetos enfatizando as técnicas e os conteúdos formais, processos e procedimentos relacionados à produção criativa, conhecendo também a transformação da argila em cerâmica pela ação do fogo e os diferentes tipos de fornos.

Objetivos Gerais

Apresentar aos alunos os diferentes tipos de massas cerâmicas e as possibilidades de alteração da argila com outros elementos, as diversas modalidades de conformação dos objetos cerâmicos utilizados no ateliê, as técnicas de acabamento e os tipos de revestimentos. Indo além da parte prática, técnica e criativa, os alunos poderão acompanhar as etapas da cerâmica desde a manipulação da massa aos resultados das queimas e assim conhecer e identificar os efeitos e eventuais problemas.

Metodologia

Sendo este um curso de curta duração e com caráter prático, a vivência no atelier é o principal. Durante o curso, cada aluno deverá realizar vários projetos usando as técnicas estudadas, partindo da elaboração da ideia, seguindo-se a execução do projeto, secagem e a queima final do objeto. O conteúdo teórico será apresentado simultaneamente com a prática, seguindo as etapas da cerâmica e o interesse do grupo.

Ementa:

A oficina tem característica eminentemente prática que pretende provocar e desenvolver a modelagem manual, a sensibilidade estética, a valorização da arte, a produção de objetos artísticos e utilitários a partir do contato com a argila. Para isso é preciso ter conhecimento prático de técnicas, processos de manipulação e consolidação das massas cerâmicas. O conhecimento teórico da conformação da cerâmica pela modelagem a mão, modelagem por prensagem, uso de tornos e máquinas, técnicas de acabamento, possibilitam o resgate a tradições culturais fadadas ao esquecimento e a inovação decorrente da presença tecnológica. O conhecimento teórico de diferentes tipos de queimas, fugindo da tradicional queima em forno elétrico, amplia as possibilidades de consolidação da cerâmica pelo fogo e dos resultados. Além destas etapas indispensáveis, existem os cuidados durante a produção e secagem da peça; as soluções para acidentes; os tipos de revestimentos; as técnicas de acabamentos e as diferenciações pela temperatura de queima. Todas estas etapas são importantes para que uma peça consiga passar por todas as transformações físicas e químicas sem acidentes. Com estes conhecimentos básicos de cada etapa da cerâmica, é possível que qualquer iniciante possa se desenvolver e aperfeiçoar sua prática e pesquisas com esta linguagem.

Sobre a ministrante:

Aionara Preis Gabriel possui licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017), bacharelado em Artes Visuais pela mesma instituição (2014) e curso técnico em Cerâmica Artística Artesanal pela escola técnica SATC (2007). Atualmente trabalha com projetos de restauração de arte sacra; projetos educacionais e oficinas de cerâmica. Sua pesquisa perpassa por teorias artísticas e produção plástica em cerâmica. Portfólio online: https://aiopreis.wixsite.com/ceramica

Serviço:

O quê: Inscrições para Oficina de Cerâmica Artística com a ceramista Aionara Preis, no Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC

Quando: Inscrições: de 05 a 13 de setembro de 2018, das 8h às 12h ou das 13h às 17h

Onde: Inscrição Presencial: Coordenação das Oficinas de Arte: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) / Departamento Artístico Cultural (DAC), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

Quanto: Taxa de inscrição única (R$ 250,00). Sem mensalidade.

Mais informações:

Departamento Artístico Cultural (DAC): (48) 3721-2498 / 3721-9447 / 3721-6493

Veja a relação de oficinas oferecidas pelo DAC no link “Cursos e Oficinas de Arte” do site www.dac.ufsc.br

[CW] DAC/SeCArte/UFSC, com informações da coordenação da oficina

Tags: Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DACDepartamento Artístico Cultual (DAC)/SeCArte/UFSCoficina de cerâmica artísticaUFSC