Núcleo do HU promove ação contra fumo nesta quarta

27/08/2018 13:24

Professores e alunos do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NET-Tab), do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), promoverão uma ação contra o fumo no dia 29 de agosto, quarta-feira, nas dependências da instituição de saúde. O evento celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Os interessados poderão realizar o Teste de Fagerstrom, que mede o grau de dependência de nicotina com base em uma série de perguntas sobre o tabagismo. Também receberão orientação de como deixar o cigarro.

Outra atividade prevista é a distribuição de certificados simbólicos de ex-fumantes para aqueles que já estão há mais de seis meses sem fumar. O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo é um projeto de extensão que existe desde 2014 e auxilia pacientes tabagistas hospitalizados com a distribuição de cartilhas educativas e esclarecimentos relacionados ao tema.

De acordo com a professora Leila Steidle, coordenadora do núcleo, o número de fumantes vem caindo ao longo dos anos, principalmente devido às políticas públicas de combate ao tabagismo, mas ainda existem muitos casos de doenças associadas ao hábito de fumar, como câncer de pulmão, enfisema pulmonar e doenças cardiovasculares.“Quem fuma tem 25% a mais de chances de um ataque cardíaco em relação a quem não fuma”, exemplifica a professora.