Núcleo de Humanização, Arte e Saúde da UFSC com inscrições abertas

07/08/2018 16:39

Foto: divulgação

O Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas) da UFSC está com inscrições abertas para integrantes do grupo. Os interessados devem preencher o formulário online disponível aqui.

Sobre o Nuhas

Criado com o objetivo do Núcleo de contribuir para o bem-estar e a saúde da comunidade, para o desenvolvimento do SUS, e para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, ao estimular a participação dos estudantes e da comunidade em geral em um projeto de extensão universitária e propiciar que os participantes se envolvam em situações concretas de ensino e pesquisa viabilizadas pelas atividades de extensão vivenciadas no processo de interação entre universidade e sociedade.

São marcos teórico-conceituais as artes e a Humanização na saúde, incluindo a Política Nacional de Humanização. Finalidades incluem o desenvolvimento pessoal, interpessoal e profissional dos participantes e o
aperfeiçoamento do sistema de saúde como um todo.

Entre as ações realizadas pelo Nuhas encontram-se cursos, oficinas, palestras e participações em eventos científicos, artísticos e culturais. Estas ações são operacionalizadas no contexto de atuação de três projetos: Humanizarte, Terapeutas da Alegria e Simulações Clínicas. O projeto inicial, entretanto, foi o Terapeutas da Alegria, a partir do qual toda a estrutura do núcleo se desenvolveu.A estrutura de Núcleo é reconhecida pela Universidade Federal de Santa Catarinacomo uma concentração de docentes e discentes, de caráter interdisciplinar, com projetos estruturantes voltados para a realização de objetivos comuns. Desta forma,registrou-se, no âmbito do Departamento de Saúde Pública, o Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas), compreendendo principalmente dois projetos: Terapeutas da Alegria e Humanizarte, mas aberto à inserção de novos projetos sob estes dois ou independentes.

Mais informações: