Mudanças climáticas e eventos extremos são temas de palestra em agosto

20/08/2018 12:38

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UFSC irá promover a palestra “Mudanças climáticas e eventos extremos: Passado, presente e futuro”, no dia 31 de agosto, às 9h. O encontro será no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) e a palestra será proferida por Tércio Ambrizzi, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (USP).

As inscrições podem ser realizadas pelo link.

Resumo da palestra:

“Desde 1950, diversas mudanças têm sido observadas em extremos de tempo e clima em termos globais. Algumas destas mudanças têm sido associadas diretamente com a influência humana, sendo que as mais evidentes são: decréscimo em extremos de baixas temperaturas, aumento em extremos de altas temperaturas, aumento no nível dos mares e, em algumas regiões, um aumento no número de dias com fortes precipitações. Apesar das incertezas climáticas quanto à influência antropogênica em sua mudança, a ciência tem avançado grandemente ao longo das últimas décadas. Considerando o aquecimento sistemático que nosso planeta vem apresentando, onde recordes de temperatura média têm sido alcançados ano a ano, algumas perguntas que surgem são: como os extremos climáticos têm sido influenciados pelo aumento da concentração dos gases de efeito estufa? Há evidências de seu aumento em número e intensidade? Como tem sido sua variabilidade em termos globais e regionais? Qual é a projeção para um clima mais quente no futuro? O que vem acontecendo no Brasil? Estas questões deverão ser abordadas neste seminário, onde a base da literatura consultada concentra-se nos últimos relatórios do IPCC e publicações mais recentes sobre o tema”.

Tags: oceanografiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina