Espetáculo ‘Suspeitos’ ocorre neste final de semana no Teatro da UFSC

31/08/2018 13:00

Foto: Priscila Lopez

O grupo teatral Nós Amamos Fazer Teatro (N.A.F.T.). apresenta o espetáculo de improviso “Suspeitos”, no Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos dias 31 de agosto e 2 de setembro, às 20h. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser comprados na bilheteria do teatro uma hora antes do início das sessões. O evento integra o projeto Cena Aberta do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.

Suspeitos – O espetáculo Long Form do N.A.F.T.

Foto: Priscila Lopez

O espetáculo “Suspeitos” é a única peça de improviso do estado de Santa Catarina em formato Long Form — toda a história vem da relação, transformação e improvisação entre os atores/personagens. Na entrada do espetáculo, a plateia é convidada a dar dicas de lugares, nomes e objetos para a construção da história. Durante a apresentação, os atores conectam essas indicações e seguem as orientações que se encontram em caixas colocadas estrategicamente no palco. A peça é construída em tempo real, onde o detetive deverá investigar três suspeitos de assassinato, cujas personalidades são completamente improvisadas no ato. Assim, através da conexão entre os personagens em cena, narrativas são criadas, dando origem a uma história completa e coerente — com início, meio e fim. Desde a sua criação, em 2016, a peça “Suspeitos” esteve em teatros como o Teatro Armação e o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis. Além disso, participou de eventos como o Jantar de Aniversário do Jornal de Forquilhinha, em São José (SC), e de festividades do Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina (CIB).

N.A.F.T. – Nós Amamos Fazer Teatro

Foto: Priscila Lopez

O grupo de teatro N.A.F.T. foi criado pela atriz, diretora e professora Fabiana Franzosi, em 2012. O coletivo funciona como uma escola de teatro, mas também oferece oficinas relacionadas ao teatro em diversos espaços e atua com projetos teatrais corporativos e eventos. O espetáculo “Suspeitos” é um projeto desenvolvido no interior do grupo de estudo e pesquisa, o Laboratório N.A.F.T.

Direção

Fabiana Franzosi é atriz, professora e diretora de teatro, preparadora de elenco, e fundadora da escola N.A.F.T, grupo que possui um repertório de espetáculos e projetos diversos em Florianópolis, Santa Catarina. Fabiana participou de filmes curta e longa metragem como atriz e preparadora de elenco e de várias montagens teatrais como atriz e diretora. No cinema, atuou em produções como “Oração do Amor Selvagem e Nuvem”. No âmbito teatral, foi diretora de peças como “Galileu”, de Bertolt Brecht; “Macbeth”, de William Shakespeare; “Os Construtores do Império”, de Boris Vian.

Projeto Cena Aberta

Neste ano, o Projeto está retornando com uma programação mais intensa, que segue até o primeiro semestre de 2019. O Projeto Cena Aberta surgiu da atuação do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área artístico-cultural, junto à comunidade universitária e catarinense, nas últimas três décadas. Inserido no movimento cultural, a programação do Teatro da UFSC participa da agenda cultural de Florianópolis, contribuindo para a formação do público acadêmico e da comunidade. Como um espaço artístico já reconhecido, o Projeto Cena Aberta, coordenado por profissionais de teatro do DAC, vem tornar o Teatro da UFSC um lugar de acesso à comunidade universitária e externa para assistirem a espetáculos teatrais de referência, a preço popular. A comunidade tem acesso à agenda cultural, com uma programação anual, e os grupos teatrais participantes têm seus trabalhos divulgados e valorizados no meio acadêmico e na comunidade externa.

O quê: apresentação do espetáculo “Suspeitos”, do Grupo Teatral N.A.F.T.

Quando: dia 31 de agosto (sexta) e 02 de setembro (domingo) de 2018, às 20 h – não haverá sessão no sábado.

Onde: Teatro da UFSC (ao lado da igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis – SC.

Quanto: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia-entrada).

Classificação indicativa: 10 anos.

Mais informações pelos telefones (48) 3721-2383, 3721-3853 ou 3721-9447, na página do DAC ou no Facebook

Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC com informações e fotos do grupo

Tags: DACSeCArteTeatro da UFSCUFSC