18º IUAES: feiras por toda a UFSC oferecem comidinhas, livros e artesanato

17/07/2018 11:45

Durante todo o 18° Congresso Mundial da IUAES (International Union of Anthropological and Ethnological Sciences), evento que ocorre de 16 a 20 de julho na UFSC, são muitas as opções para compras diretamente dos produtores – de alimentos, artesanatos, e até roupas. O Congresso, que reúne cientistas e instituições atuantes nos campos da Antropologia e Etnologia em suas relações interdisciplinares conta com mais de dois mil cientistas de mais de 90 países.

Exposição de artefatos indígenas na feira de artesanato durante o 18º IUAES, na UFSC. (Foto: Pipo Quint/Agecom/UFSC)

Feira de Artesanato
9h às 16h – no Hall do Centro de Ciências da Educação (CED)

A estrutura montada no CED reúne vários povos indígenas de Santa Catarina, como Guarani, Kaingang, Xokleng, além do Pueblo Nivaclé, do Paraguai, e toda a diversidade do seu artesanato.

Além disso, participam os artesãos do grupo Arteiros da Ilha, com artesanato açoriano e ilhéu, as artesãs quilombolas dos povos do Campo D’Una (Garopaba) e Invernada dos Negros (Campos Novos) e o artesanato afro-brasileiro de Deabá de Sá.

 

Feirinha da UFSC durante o 18º IUAES. (Foto: Pipo Quint/Agecom/UFSC)

Feirinha de Alimentação da UFSC
10h às 15h – em frente à Reitoria da UFSC

A tradicional feirinha semanal está montada todos os dias do Congresso e oferece opções de alimentação vegetariana e vegana, estandes de comida internacional, pastéis de feira bem brasileiros, caldo de cana, além de pães, bolos, salgados e produtos artesanais. Além de alimentação, a feirinha traz criações independentes, roupas, plantinhas e frutas e verduras orgânicas.

 

 

 

Feira do Livro durante o 18º IUAES, na UFSC. (Foto: Pipo Quint/Agecom/UFSC)

Feira do Livro
10h às 18h – no Hall da Reitoria da UFSC

Dez estandes de livrarias, editoras, programas de pós-graduação e institutos trazem lançamentos e descontos exclusivos durante os cinco dias do Congresso. Participam: Associação Brasileira de Antropologia (ABA); Livraria República do Saber; N-1 Edições; Livraria Livros & Livros; Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS; Livraria Ofício das Letras; Editora da UFSC, Editora da UFRJ, Revista Estudos Feministas do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC (REF/IEG); Editora Vozes.

Durante todo o Congresso haverá lançamentos de livros e encontros com pesquisadoras e pesquisadores no espaço da Feira. Confira a agenda de lançamentos aqui.  

 

Leia também:
18º IUAES: Congresso Mundial de Antropologia começa na UFSC
18º IUAES: mostras fotográfica e audiovisual ocorrem durante todo o evento na UFSC
18º IUAES: atividades artístico-culturais serão gratuitas e abertas à comunidade

 

Mayra Cajueiro Warren / jornalista da Agecom / UFSC

Tags: 18º IUAESantropologiaIUAESUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina