UFSC recebe 900 estudantes de Ensino Médio em simulação de Organizações Internacionais

08/05/2018 09:44

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do curso de Relações Internacionais, promove, na terça-feira, dia 29 de maio, a partir das 8h, a 8a edição do projeto Simulação de Organizações Internacionais para Ensino Médio (SiEM). O evento é organizado por graduandos do curso e será realizado no Centro de Cultura e Eventos da universidade.

A expectativa dos organizadores é de receber cerca de 900 estudantes de 20 escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis, Balneário Camboriú e Araranguá. A edição desse ano procura promover a integração escola-universidade incentivando a formação crítica através da Simulação de quatro das principais reuniões de Organizações Internacionais.

Mais

O SiEM é um projeto de extensão que incentiva os estudantes do Ensino Médio a se envolverem e discutirem temas relevantes dentro do contexto geopolítico contemporâneo. A atividade proporciona o desenvolvimento da retórica, do senso crítico e do conhecimento de mundo, aproximando os atores da realidade da política mundial em temas que envolvem a violação de direitos humanos e problemas de violência diante de conflitos armados.

Os temas das reuniões que serão simuladas nesta edição serão:
  • No âmbito da União Europeia: Autodeterminação e Separatismo na Região da Catalunha.
  • No âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas: Coreia do Norte: Testes de Mísseis Balísticos Intercontinentais.
  • No âmbito da Reunião da Organização dos Estados Unidos (OEA): A Crise econômica e Social da Venezuela.
  • No âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas: A Guerra Civil na República Centro Africana.

Mais informações:

Página do SiEM no Facebook

Site do SiEM

Tags: relações internacionaisSiEM 2018Simulação de Organizações Internacionais para Ensino MédioUFSC