Estudante da UFSC instala laboratório de física em universidade da Costa Rica

24/05/2018 11:19

Da esquerda para a direita: Lucas Mellos, professor Carlos Alberto Arguedas Matarrita e Luis Guilhermo Carpio Malavasi (reitor da Uned).

O Laboratório de Experimentação Remota (RexLab) da Universidade Federal de Santa Catarina em Araranguá, por meio de uma parceria com a Universidade Estatal a Distância da Costa Rica (Uned), instalou um laboratório de física na instituição costa riquenha. A  montagem, o treinamento e o desenvolvimento foram custeados pela Uned e o laboratório foi construído a partir de tecnologias (hardware e software) desenvolvidas pelo RexLab.

Em dezembro do ano passado o RexLab firmou uma parceria com o Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Cognitivas (Nutec) da Universidade Federal de Uberlândia para a instalação de três laboratórios remotos. Na ocasião, Lucas Mellos Carlos, acadêmico do Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação da UFSC Araranguá (PPGTIC), foi o responsável pela instalação dos laboratórios. “Desta vez foi diferente. Foram sete dias de trabalho duro na Costa Rica e que contou com a ajuda do Fab Lab Kä Träre da Uned . Nesse período tivemos reuniões com o reitor, os vice-reitores de Pesquisa, Internacionalização e participamos da reunião do Conselho da Reitoria para tratar da possibilidade de novas parcerias para a construção de novos laboratórios e um convênio entre o PPGTIC e a Uned.”

Informações sobre o Campus Araranguá AQUI.

Tags: Costa RicaNutecPPGTICRexLabUFSCUFSC AraranguáUned