Equipes da UFSC participam de competição de pesquisa energética nos Estados Unidos
Na última terça-feira, 17 de abril, duas equipes da Universidade Federal de Santa Catarina embarcaram para a Califórnia, Estados Unidos, onde vão participar da Shell Eco-Marathon Américas, entre os dias 19 e 22 de abril. Uma delas é a Equipe de Eficiência Energética (Eficem), da UFSC Joinville, e a outra é a Equipe UFSC de Eficiência Energética (e3), com integrantes de diversos cursos do campus Florianópolis.
A Shell Eco-Marathon Américas será na Sonoma Raceway, Cidade de Sonoma, com cerca de 99 times de 100 universidades de toda a América (Central, Norte e Sul). As competições ocorrem em seis categorias: gasolina, combustíveis alternativos, diesel, bateria elétrica, hidrogênio e CNG.
O objetivo da maratona é fomentar a pesquisa energética e encontrar alternativas para solucionar o futuro da energia. O evento promove uma série de competições de protótipos de carros ultraeficientes, estimulando o debate sobre como a sociedade pode usar tecnologia, colaboração e pragmatismo na busca por soluções efetivas para a matriz energética mundial.
Para Eduardo Felipe Benczick, capitão da Eficem, as expectativas são grandes, pois é a quarta vez que estão indo para a competição nos Estados Unidos e, em 2017, conquistaram o primeiro lugar na etapa do Brasil, categoria bateria elétrica, com a marca 363.6 Km/Kwh.
Além das duas equipes da UFSC, três outras equipes brasileiras também participam da competição: Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Mecmack, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Milhagem UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Eficem
A equipe foi formada em 2012, quando já disputou e ganhou do Discovery Turbo, prêmio de melhor projeto com o protótipo elétrico. Em 2013 recebeu o prêmio de terceiro melhor projeto com o protótipo a gasolina na MUEE, que fez a marca de 119,6km/l.
No ano de 2014, a equipe iniciou seu trabalho com fibra de carbono, construindo o protótipo miliwatt, a combustão. Com monocoque de fibra de carbono, foi o primeiro chassis sem liga metálica. No ano seguinte, o protótipo Setta Energy foi construído, tendo sua primeira participação em competições internacionais na Shell Eco-Marathon Américas, sendo o protótipo mais leve da competição, com 24Kg.
Em 2016, a Eficem participou da Shell Eco-Marathon Américas, conquistando o quinto lugar na competição, aprimorando o projeto, sendo o mais leve novamente com 22,5Kg. Com a bagagem de todas as competições internacionais, o ano de 2017 rendeu grandes resultados para a equipe. Na Shell Eco-Marathon Américas, conquistou o terceiro lugar, com a marca de 175.9 m/kwh, sendo a melhor equipe da América Latina, que rendeu passaporte para os nove integrantes irem à Califórnia disputarem o prêmio.
e3
A e3 foi criada em 2009, com o objetivo de desenvolver e implementar tecnologias que levem a uma alta eficiência energética, tentando colaborar para a construção de um mundo mais sustentável. Atual campeã nacional e recordista da América Latina — conquistou o 1º lugar na Shell Eco-Marathon Brazil 2017, com a marca 525km/l de gasolina —, a equipe pretende construir este ano um novo carro que ultrapasse a marca de 1000km/l de gasolina.
A e3 também já conquistou outros prêmios: 1° lugar na Etapa Sul-Brasileira de Eficiência Energética em 2016; 3° lugar na Shell Eco-Marathon Brazil em 2016; 7º lugar na Shell Eco-Marathon Americas em 2012.
Mais informações nas páginas do Facebook da Eficem e da e3 e nas páginas da Shell Eco-Marathon e da Shell Eco-Maraton Américas.