Ciclo de Cinema Africano exibe ‘As Mil e Uma Mãos’ nesta terça-feira, dia 24

23/04/2018 09:32

O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf ) convida para a exibição do filme As mil e uma mãos (Marrocos/França 1973), de Souheil Ben-Barka, que ocorrerá na terça-feira dia 24 de Abril às 19h, na sala de projeção do curso de Cinema da UFSC, localizada no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O evento é aberto à comunidade e após a sessão haverá um debate com o público mediado pelo coordenador do LEHAf, o professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O Ciclo de Cinema tem exibições mensais e segue um roteiro geográfico pelo continente africano. O filme do mês de abril é uma produção do Marrocos.

O Ciclo de Cinema Africano do LEHAf faz parte do projeto de extensão “Imagens e Sons da África”, tem o apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), do Curso de Cinema, e visa à difusão e discussão da cinematografia africana e de produções cinematográficas focadas na África e em temáticas afins.

As Mil e Uma Mãos [1973]
(Les mille et une mains)
Duração: 60 min. (versão francesa)
Idioma: Árabe/Francês
Direção: Souheil Ben-Barka

Sinopse: Em Marrakech, o velho tintureiro Moha e seu filho Miloud transportam sacos de fios de lã. Assim começa a minuciosa tecelagem de tapetes vendidos no exterior, confeccionados por milhares de mãos com a labuta de velhos, homens, mulheres e meninas. O filme estabelece um contraste entre duas famílias marroquinas que trabalham com fabricação têxtil. A família pobre ganha a vida tingindo a lã usada nos tapetes feitos na fábrica da família rica.

Filme vencedor do Étalon de Yennenga, o Grande Prêmio do Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (FESPACO), em 1973.

Tags: CCECentro de Comunicação e Expressão (CCE)Ciclo de Cinema AfricanoLEHAFUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina