UFSC Blumenau comemora quatro anos de conquistas

21/03/2018 11:00

Sessão solene comemorou, na terça-feira, dia 20, os quatro anos de criação do campus da UFSC em Blumenau. (Foto: Divulgação/UFSC Blumenau)

O campus da UFSC em Blumenau completou quatro anos de existência no dia 17 de março de 2018, data comemorada em uma sessão solene realizada na terça-feira, dia 20. O pró-reitor de Pesquisa, Sebastião Roberto Soares, representou o reitor pro tempore Ubaldo Cesar Balthazar e presidiu a sessão.

Celebrar a criação do campus também foi a intenção da equipe de Comunicação da UFSC Blumenau, que elaborou uma série de postagens, em parceria com a Agecom, nos seus perfis nas redes sociais. As postagens retomam a trajetória da instituição ao longo dos seus quatro anos de existência.

Histórias em Série

A instalação do campus ocorreu em 2013, com aula inaugural em 17 de março de 2014, no Teatro Carlos Gomes. Inicialmente, as atividades letivas começaram no IFC Blumenau, passando à atual sede, na rua João Pessoa (bairro Velha), em setembro de 2015. A proposta foi contar, através de imagens, um pouco dessa história.

Confira abaixo um mosaico com as imagens compartilhadas.

 

 

Depoimentos

O Comitê de Comunicação também coletou alguns depoimentos espontâneos da comunidade acadêmica sobre o campus. Veja abaixo:

Entrei em exercício em março de 2014. Cheguei no lugar onde deveria me apresentar e não havia ninguém – sala completamente vazia. Descobri depois de alguns minutos que estavam todos carregando cerca de 100 caixas de computadores novos de um andar para outro. Larguei minha bolsa e comecei a ajudar a carregar as caixas. Foi assim que conheci meus primeiros colegas: Chirley, João, Darlan, Luana e Milton. Entramos na instituição em meio a uma grande greve, assim, os setores não atendiam telefonemas, mesmo com todas as nossas dificuldades e limitações de campus recém criado. Serviço de limpeza não havia, tampouco local para os professores trabalharem. No IFC havia apenas 5 salas de aula, 1 laboratório de informática e 1 secretaria acadêmica – tudo em um corredor. A UFSC Blumenau estava toda em um corredor. Aos poucos as coisas foram acontecendo: em 3 meses após o início das aulas foi assinado o contrato de limpeza (pois os funcionários terceirizados do IFC estavam proibidas de limpar nossas salas). Em 6 meses a locação da sede administrativa (Rua Pomerode). No final do segundo semestre de 2014 entraram as servidoras Zenira e Rosane. Até então Milton e eu fazíamos a análise da documentação de validação de renda, PIAPE, matrículas, secretariávamos os 5 colegiados de curso e os 5 NDEs, fora todos os atendimentos presenciais. Milton ainda atuava como conselheiro sentimental e vocacional dos alunos no período noturno! A cada dia as coisas iam melhorando, entravam mais servidores, a estrutura aumentava. Atualmente estamos localizados em 3 prédios, temos restaurante universitário, inúmeras salas de aula e laboratórios, e estamos chegando na marca de 150 servidores! Hoje quando olho pra trás me emociono em pensar como evoluímos, quantas conquistas obtivemos ao longo desses 4 anos. E não consigo deixar de admirar imensamente meus colegas técnicos e professores pelo esforço, dedicação e senso de responsabilidade, que desde a abertura do campus, faziam do limão uma limonada. Que sorte a minha trabalhar ao lado dessas pessoas. O aniversário é do campus, mas o mérito é nosso! Parabéns a todos nós”.

Giullia Pimentel, servidora técnica – Gestão de Pessoas

“Como egresso do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), posso declarar o empenho e o objetivo de progresso da ciência por parte dos professores, o sentimento dos mesmos em estarem contribuindo para com a sociedade, seu conhecimento em prol dos alunos e consequentemente da sociedade em geral. Relato ainda o tratamento humano, a disponibilidade e a simplicidade do corpo docente, além de enaltecer seu conhecimento. Obrigado por tudo professores, obrigado por tudo UFSC!”

Rafael Roza, Mestre em Ensino de Física pelo MNPEF UFSC Blumenau

“Fiz minha graduação em serviço social na UFSC em Florianópolis. Quando me formei, tinha uma expectativa muito grande em trabalhar na universidade em Florianópolis, onde morava na época. Mas na época não surgiram concursos e acabei vindo morar em Blumenau para trabalhar em outro espaço profissional. Quando surgiu a UFSC em Blumenau, reascendeu o sonho antigo de voltar a conviver no ambiente universitário, onde borbulham experiências interessantes e existe uma sede pelo conhecimento. Fazer parte da comunidade acadêmica junto a estudantes, professores e colegas técnicos é um grande privilégio. Sou grata a UFSC por essa oportunidade. Não imaginava que poderia realizar esse sonho um dia!!!”

Rosane Terezinha Back Campanelli, servidora técnica – Assistente Social

Lembro quando fizemos uma reunião, ainda quando estávamos no IFC, para decidirmos sobre o início do semestre. Eramos em apenas em três docentes na Química naquele momento, logo depois vieram outros. Isso foi no dia 14 de março de 2014. No dia 17 foi a aula magna no Teatro Carlos Gomes. O Milton segurava a secretaria, eram poucos também no administrativo, Darlan, Chirley, Giullia, Luana. Parece que faz muito tempo, mas foi há 4 anos somente“.

Alfredo Muxel, professor do curso de Licenciatura em Química

Tags: Campus BlumenauUFSCUFSC BlumenauUniversidade Federal de Santa Catarina