UFSC recebe seminário ‘Ética Profissional na Atuação do Biólogo’

31/10/2017 11:15

Semináro ocorre na manhã desta terça-feira. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina recebe, na manhã desta terça-feira, 31 de outubro, o seminário “Ética Profissional na Atuação do Biólogo”, uma parceria do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03) com a coordenação dos cursos de Ciências Biológicas da UFSC. O encontro ocorre no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI).

Na abertura do evento, o vice-presidente do CRBio-03, Danilo da Silva Funke, deu boas-vindas aos participantes e disse que o seminário tem o objetivo de aproximar o Conselho de biólogos e estudantes e que há preocupação em trazer uma “temática que possa provocar debate e reflexão no exercício da profissão”.

Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da UFSC, Carlos Roberto Zanetti afirmou que já participou, na UFSC, do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. “Ética é um tema muito caro para mim. Mais do que um conjunto de regras, trata de uma profunda reflexão dos nossos atos cujas consequências respingam sobre os outros e rever estas ações de forma justa e imparcial”.

O seminário foi dividido em dois painéis: no primeiro, três profissionais iriam discutir a Resolução CFBio 227/10 em cada uma das três áreas de atuação do biólogo: Ingrid Tremel Barbato iria apresentar a parte de saúde; Luiz Felipe Valter de Oliveira; a de Biotecnologia e Produção; e João de Deus Medeiros, a de Meio Ambiente e ​Biodiversidade. O segundo painel, Ética Profissional na Atuação dos Biólogos, ficou a cargo de Marcia Mocellin Raymundo.

Caetano Machado/Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: biólogoéticaÉtica Profissional na Atuação do BiólogoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina