16ª Sepex: estudantes do Colégio de Aplicação apresentam projeto ‘Cheiro Verde na Escola’
Os responsáveis pelo “Projeto Cheiro Verde na Escola” estão entre os mais jovens expositores da 16ª Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão (Sepex) da UFSC. Estudantes do 1º e 6º anos do Colégio de Aplicação, com idades entre 6 e 11 anos, apresentam diversas pesquisas e trabalhos realizados durante o ano no contexto do meio ambiente.
Um deles é o relógio do corpo humano, composto de ervas medicinais e relacionado com a medicina tradicional chinesa. Aluno do 6º ano, Pedro Henrique Gomes de Almeida, 11 anos, tinha na ponta da língua todas as informações para os interessados. Ele já havia comparecido à Sepex como visitante e estava compenetrado em sua primeira vez como expositor.
Outra parte do estande apresentava as pesquisas do 1º ano sobre abelhas, incluindo a mascote Bely, uma abelhinha de pelúcia, “sem ferrão”, como explicou Lucas Orfeu, 7 anos. Ele mostrava os ciclo de vida da abelha, entre outras curiosidades.
A professora Mariza Konradt de Campos diz que sempre trabalha a questão ambiental ao trazer mascotes para a sala de aula; em 2017, foi uma abelha. “As crianças estão super entusiasmadas, com o conteúdo na ponta da língua. Afinal, foram eles que pesquisaram tudo”.
No final, Lucas não deixou de oferecer pedaços de hambúrgueres de cenoura e beterraba que os alunos aprenderam a fazer numa aula de culinária com a voluntária Cléa. “Tudo orgânico”, propagandeou Lucas, que ainda entregou cópias das receitas de cada quitute.
O estande “Cheiro Verde na Escola” está no espaço destinado aos projetos relacionados com o meio ambiente. Confira a lista completa aqui.
Mais informações no site da Sepex.
Caetano Machado/Jornalista da Agecom/UFSC