Centro de Ciências Agrárias promove curso de Sistemas Agroflorestais

03/10/2017 20:31

Nos dias 22 e 23 de setembro ocorreu, no Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSC), um curso de Sistemas Agroflorestais (SAF). A atividade reuniu pessoas de diversas áreas de atuação, que participaram das atividades que se iniciaram na noite de sexta-feira. Com a sala cheia, a palestra da bióloga e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA), Carolina Levis, abordou sua trajetória na agricultura desde a graduação até sua atual pesquisa com os povos amazônicos. Carolina discorreu sobre a relação entre agricultura e florestas. A seguir, o agrônomo e professor do CCA, César Butignol, abordou a relação humana com o ecossistema, o conhecimento ecológico sobre as espécies e as diferentes formas de plantas. O professor também falou sobre o principal elemento na agricultura: a água.

No sábado, foi realizada a parte prática do curso. O esclarecimento sobre plantio foi orientado pelo agricultor Reinaldo de Souza, do município de Rio Fortuna (SC). A ideia do Sistema Agroflorestal é produzir diferentes espécies de hortaliças e legumes, enquanto as árvores continuam se desenvolvendo. O objetivo é produzir alimentos e plantar árvores frutíferas ou madeireiras no mesmo local.

Um novo espaço no campus do CCA vai começar a produzir alimentos para o Restaurante Universitário (RU). Nessa área haverá produção de hortaliças como couve, alface, rúcula, salsa, cebolinha, banana, eucalipto e frutíferas, como a fruta do conde, o cambuci, a guabiroba, o araçá, a lichia, o pêssego e a bergamota montenegrina. Também  foram adicionadas, ao longo dos canteiros de hortaliças, outras frutíferas como o figo, o açaí-juçara, a bergamota pokan, a laranjainha kinkan ou xinxim, a grumixama , a pitanga , o chal-chal, o butiá, o jerivá, a palmeira real e a pupunha para palmito. Além de outras espécies não arbóreas, como o lulo (Solanum quitoense), o abacaxi de cerca (Ananas bracteatus), o abacaxi (Ananas comosus), a ora pro nóbis (Pereskia aculeata), o maracujá (Passiflora edulis) e a framboesa silvestre (Rubus rosifolius).

Mais informações pelo e-mail hortaorganicadocca@gmail.com ou pelo Facebook.

Tags: agriculturaCCAcursoflorestahortaRUSistemas AgroflorestaisUFSC