Veleiro de expedições oceanográficas construído pela UFSC será lançado em outubro

29/08/2017 17:13

O Veleiro ECO, que está sendo construído pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ficará pronto no início de setembro. Este é o primeiro veleiro de expedições e pesquisas oceanográficas do Brasil, sendo o primeiro e único veleiro projetado e construído por uma universidade brasileira. O lançamento está previsto para outubro, na Marina de Itajaí, localizada no litoral norte de Santa Catarina. O destino serão as ilhas de Trindade e São Pedro e São Paulo, pertencente ao Espírito Santo e Pernambuco, respectivamente.

O projeto iniciou em 2012 com o objetivo de aprimorar e expandir as pesquisas oceanográficas do país. A embarcação é projetada para a excelência das pesquisas. Em cada expedição, uma equipe de pesquisadores estará a bordo e poderá trabalhar em um laboratório construído no interior do veleiro, para que as primeiras análises sejam feitas imediatamente.

Com 60 pés e 5,3m de largura, o Veleiro ECO terá capacidade de hospedar comodamente até dez pessoas, entre pesquisadores e tripulantes. Possui características de segurança e navegabilidade, permitindo expedições científicas de grande porte, incluindo as polares, particularmente a Antártica. A quilha retrátil permitirá ainda a navegação em águas rasas de mangues e estuários de rios, áreas poucos exploradas pela ciência nacional e internacional.

Neste sentido, encontra-se em elaboração um convênio com a Comunidade Econômica Europeia, liderado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior de Portugal e MCTIC do Brasil, para o desenvolvimento de projetos focados nos problemas relacionados a mudanças climáticas e ao lixo no Oceano Atlântico. Com esse foco está em formação uma rede de pesquisa cuja governança está centrada no Centro de Pesquisa dos Açores, denominado Atlantic Interactions Research (AIR). Representantes de Portugal estiveram recentemente no Brasil para conhecer o projeto e firmar parcerias.

O Veleiro ECO irá ampliar e aprimorar a pesquisa marítima brasileira, incluindo soluções em robótica, estudos sobre as mudanças climáticas no oceano, tecnologias na área de óleo e gás, monitoramento e apoio à exploração sustentável da biodiversidade e contribuições para a preservação da Amazônia Azul. Todo o trabalho de campo será realizado a bordo do veleiro com uma equipe de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, das áreas de Oceanografia, Biologia, Ecologia e Engenharia.

As expedições do Veleiro passarão por importantes ecossistemas marinhos brasileiros como estuários, ressurgências, recifes de corais, unidades de conservação, ilhas oceânicas, entre outros. O Veleiro está sendo construído nas instalações do Instituto do Petróleo, Gás e Energia (INPETRO/UFSC), no Sapiens Parque, em Florianópolis.

O projeto, concebido e coordenado pelo professor Orestes Alarcon, tem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Mais informações no site do Veleiro Eco ou pelo Facebook.

Tags: expedição oceanográficalançamentooceanografiaSapiens ParqueUFSCveleiroVeleiro ECO