3ª Semana da Dança UFSC: confira a programação desta quarta-feira

07/06/2017 09:39

A 3ª Semana da Dança UFSC continua nesta quarta-feira, 7 de junho. Confira a programação:

Oficina: Canto e Dança para Mães e Bebês

Foto: Luiz Carlos João Filho

Ministrantes: Janaína Trasel Martins, Aline Ribeiro Soares e Larissa de César
Horário: das 10h às 11h30
Local: Sala 208 Bloco D – CCE/UFSC
Público: mães com bebês de colo e/ou engatinhantes.
Inscrições: gratuitas no dia e local do evento a partir das 9h45
Número máximo de participantes: 15

Sobre a oficina:
A oficina Canto e Dança para Mães e Bebês é um espaço para a experimentação corporal e musical, inspirando-se na curiosidade e no encantamento que os bebês demonstram ao descobrirem as possibilidades de movimento do corpo. Dançaremos os movimentos por meio de atividades lúdicas musicais, a fim de harmonizar e relaxar o corpo de cada mãe, para que o bebê possa desfrutar desse acolhimento consciente e fluido. Arte, movimento e saúde são integrados nas alquimias sonoras produzidas pelas mamães e seus bebês.  

Sobre as Ministrantes:
JANAÍNA TRASEL MARTINS: Professora no Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFSC. Fonoaudióloga, especialista em Voz, Mestre em Teatro, Doutora em Artes Cênicas. Pós-Doutorado no Reino Unido. Pesquisas na área de voz nas Artes. Formação em “Sound Therapy” com a “Sound Healing Academy” sediada na Inglaterra. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz/UFSC e do Projeto Cantos de Gaia: alquimias sonoras.

ALINE RIBEIRO SOARES: Graduada em Ciências Sociais, Consultora em Amamentação e Massoterapeuta. Possui experiência de dança entre corpos grandes e pequenos no Programa Moinho (Udesc) pelo qual realizou a formação com Eryn Trudell em 2015. Busca através da dança vivenciar o movimento, a experimentação corporal e o prazer na interação mãe e bebê.

LARISSA DE CÉSAR: musicista, cantora, compositora e estudante de Psicologia (UFSC). Atuou ao longo de sua graduação no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e na Unidade de Internação Pediátrica do Hospital Universitário, onde buscava aliar o atendimento psicológico ao fazer artístico como forma de auxiliar no processo de recuperação dos bebês, crianças e adolescentes.

——————————-

Oficina: Por um corpo sensível: do olhar à pele
Ministrante: Renata Mara Fonseca de Almeida
Horário: das 14h às 17h
Local: Sala 208, bloco D – CCE/UFSC
Público: oficina aberta a todos os interessados, com ou sem experiência em dança.
Inscrições: gratuitas no dia e local do evento a partir das 13h45
Número máximo de participantes: 16

Sobre a oficina Por um corpo sensível: do olhar à pele:
Oficina de dança contemporânea, baseada em improvisação de movimentos, com foco na estimulação sensorial. Busca-se nessa proposta a experimentação corporal e pesquisa de movimento a partir da interação do corpo com o espaço e com o outro. Os participantes serão convidados a estabelecerem encontros que nascem no olhar e, paulatinamente, alcançam a pele.

Sobre a ministrante:
Renata Mara Fonseca de Almeida é Artista da dança, docente e pesquisadora em Artes Cênicas, com baixa visão devido à doença degenerativa da retina. É graduada em psicologia pela PUC/MG (2004), Mestre em Artes pela EBA – UFMG (2012). Atualmente realiza doutorado em Teatro pelo PPGT / UDESC, onde investiga a construção de uma presença criativa a partir do potencial sensível do corpo. É professora certificada do método DanceAbility pela DanceAbility International Fundation. Tratando da relação entre dança e deficiência visual concebeu, junto do diretor mineiro Tuca Pinheiro, o espetáculo Desassossego em branco, com o qual foi premiada pela Secretaria de Cultura de MG (2011 – 2012). Apresentou-se na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e participou da residência artística E/merge 2016, Earth Dance Creative, Massachucets EUA.

——————————-

Foto: Divulgação

Performance: Danças da Guiné com Coletivo Abayomi: Dança e Percussão Afro
Horário: 18h
Local: Varandão Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Duração: 30 minutos
Classificação: livre

Sobre a performance Danças da Guiné
Para a 3ª Semana da Dança, o Coletivo Abayomi preparou um repertório oriundo dos tradicionais balés africanos, a partir do contexto das oficinas ministradas na UFSC, com alunos, bailarinos e músicos praticantes de dança e percussão afro-brasileiras.

Sobre o Coletivo Abayomi
Coletivo artístico formado em 2009 na UFSC junto ao Diretório Central dos Estudantes. Tem como fundadores os professores de percussão e dança africana: Erik Dijkstra (músico) e Simone Fortes (bailarina e coreógrafa). O Coletivo Abayomi desenvolve um repertório em dança e musicalidade que parte da cultura Mandén, presente no oeste da África – em diálogo com a cultura afro-brasileira e contemporânea.

——————————-

Confira a programação completa da III Semana da Dança UFSC aqui.

Ficha técnica da Semana
Curadoria, organização e coordenação: Vera Torres, Débora Zamarioli, Maria de Lourdes Borges e Rosemar da Silva.
Equipe de Produção: Ana Lúcia Moraes, Aline Ferreira de Freitas, Fernanda Maria Cherem Luft, Fernando Perosa, Ivo Caoê Baptiston, Madalena Brito e Ricardo Melnik.
Identidade Visual: Mônica de Souza
Realização: SeCArte/ UFSC
Apoio: Departamento de Cultura e Eventos/SeCArte/UFSC, Departamento de Artes/CCE/UFSC e Centro de Desportos/UFSC.

 

Mais informações no evento da Semana no Facebook.

Tags: 3ª Semana da Dança UFSCCCEndiUDESC