Reunião final do projeto Fellow-Mundus será realizada na UFSC, de 17 a 19 de maio

11/05/2017 13:44

A reunião final do projeto Fellow-Mundus, parceria entre 17 universidades europeias e da América Latina, será realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos dias 17, 18 e 19 de maio. O evento é organizado pela UFSC em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, será realizada e pretende fazer o balanço do projeto e sua sustentabilidade, debater resultados e discutir eventuais  projetos futuros de cooperação entre as Instituições envolvidas.

No encontro, que irá contar com a participação da vice-reitora da UFSC, Alacoque Lorenzini Erdmann, e do secretário de Relações Internacionais, Lincoln Fernandes, será lançado um livro do projeto, elaborado conjuntamente  entre a professora Márcia Grisotti (UFSC) e a professora Iva Pires (Universidade Nova de Lisboa) onde serão apresentados, entre outros, os números do projeto, sua análise global e considerações finais.

O Fellow-Mundus contribui, por meio do  intercâmbio de estudantes, professores e técnico-administrativos, para o reforço de laços educativos, culturais, econômicos, científicos e tecnológicos sustentáveis entre a União Européia e países latino-americanos. O projeto visa reforçar a cooperação entre as Instituições de Ensino Superior,  permitindo a mobilidade de estudantes, investigadores, docentes e  técnicos através um programa de bolsas de estudo, desenvolvimento de currículos individuais, troca de conhecimentos e de boas práticas.

Ao longo do projeto foram executadas 242 mobilidades de estudantes, professores e técnicos  administrativos. Os estudantes e investigadores, nas suas vertentes  de graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado totalizaram 207 intercâmbios. A UFSC  esteve diretamente envolvida em 15 mobilidades de estudantes e staff.

Participantes

De Portugal faz parte do Fellow-Mundus a Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Algarve; da Espanha, a Universidad  de Salamanca e Universidad de Sevilla; da Polônia a University  of Warszaw e a Wroclaw University of Technology. Também participam  Universidad Mayor de San Simon, da Bolívia; Universidad Andina Simon Bolivar, do Equador, National University of Itapúa, do Paraguai;  Universidad del Pacífico, do Peru; Universidad de Panama,  do Panamá; Universidad Santo Tomas, da Colômbia; e Universidad de la Republica, do Uruguai. Do Brasil integram, além da UFSC, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Tiradentes.

Mais informações no site.

Tags: projeto Fellow-MundusreuniãoUFSCUniversidade da América LatinaUniversidade Federal de Santa CatarinaUniversidade Nova de Lisboauniversidades europeias