Pós-Graduação em Relações Internacionais abre inscrições para Curso de Inverno

24/05/2017 12:40

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) oferece, de 17 a 21 de julho, o Curso de Inverno: Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, ministrado pela professora Monica Hirst, doutora em Estudos Estratégicos Internacionais na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente da Universidad Nacional de Quilmes, Argentina.

O principal objetivo é facilitar a integração entre produtores de conhecimento acadêmico e profissionais que atuam na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Dessa forma, o curso foi elaborado de forma a permitir a incorporação prática do conhecimento produzido nas pesquisas da ministrante, o aprofundamento de conhecimentos teóricos por jovens cientistas e a formação de redes de relacionamento.

Os principais temas abordados serão: abordagens analíticas das Relações Internacionais e sua aplicação à Cooperação Internacional; aparato normativo da Cooperação para o Desenvolvimento; arquitetura e transformações da Cooperação Norte-Sul; trajetória, tendências e o papel do regionalismo na Cooperação Sul-Sul. Os recursos previstos são, entre outros, exposições didáticas, estudos de caso, apresentações audiovisuais e atividades em grupos.

O público-alvo do projeto são estudantes e pesquisadores da área de Relações Internacionais ou disciplinadas relacionadas e profissionais dos setores privado, terceiro setor e setor governamental com atuação ou interesse na área internacional.

O curso será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de 17 a 21 de julho, das 9h às 12h30. A carga horária será de 15 horas. Interessados devem inscrever-se de 23 de maio a 10 de julho por meio do link. As 40 vagas disponíveis serão preenchidas por ordem de inscrição. As inscrições são definitivas e não reembolsáveis.

Site do curso

Tags: PPGRIPrograma de Pós-Graduação em Relações InternacionaisUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina