Coletivo Kurima promove neste mês espaço de (re)existência negra com atividades de ensino, arte e cultura

22/05/2017 14:18

O Coletivo Kurima Estudantes Negras e Negros da UFSC realiza o VI Reflexões sobre o 13 de Maio – Descolonizando o Pensamento, até o final deste mês de maio, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e em outros locais da UFSC. Os eventos são abertos ao público.

Estão previstas diversas atividades de ensino, arte e cultura. Foi criada instalação artística no Hall das salas de aula do CFH. O espaço fica aberto das 10h às 22h. Também em exposição o “Ensaio Fotográfico: A Beleza de Nossos Corpos Negros”, com a coordenação geral e concepção de Roberta Lira, fotografia de Diana Souza, arte e designer de Léo Rosa e produção de Ricardo Murdock.

A ação é uma referência a data histórica da Abolição da Escravatura no Brasil – 13 de maio 1888 -, memória de momento importante para a vida de africanos e seus descendentes afro-brasileiros. O objetivo é promover intervenções e dar visibilidade à crítica, à data tida como da “definitiva finalização e ausência” de: exploração, liberdade, direitos, torturas e mortes a um povo explorado e violentado por outro e que ainda o é.

Coletivo Nega (Udesc).

O evento tem como objetivo a participação de docentes e discentes nas rodas de conversas e propostas de ensino, como ação performática de como lidar com a Lei Federal nº 10.639/03, oficinas abertas para estudantes e rodas de conversa com temática específica.

Coletivo Kurima

Vozes de Zambi. 4º Reflexões sobre o 13 de maio, em 2014. Foto: Acervo Coletivo Kurima

O Coletivo, que completou também neste 13 de maio seis anos de atuação na Universidade e comunidade, com desdobramento internacional, foi criado por estudantes negros e negras da UFSC que sentiram necessidade de abordar temas referentes ao negro no Brasil e os contextos que afetaram o seu dia-a-dia na universidade. A primeira reunião ocorreu em 13 de maio de 2011, no CFH. Desde a sua fundação, o Coletivo Kurima tem buscado fortalecer os conhecimentos sócio-políticos, históricos, culturais e artísticos da África e dos afro-brasileiros.

Confira a programação aqui.

Mais informações no Facebook.

Tags: CFHColetivo KurimaUFSCVI Reflexões sobre o 13 de Maio