UFSC sedia Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, nos dias 27 e 28 de abril, o Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (CGEI), que tem como proposta promover o debate entre alunos, professores, editores científicos, pesquisadores, mundo produtivo e atores sociais, com vistas à produção interativa de conhecimento.
O Congresso, que conta com mais de 200 participantes e está sendo realizado no auditório da Reitoria, em Florianópolis, é uma iniciativa da Rede Sul de Gestão da Informação, que compreende os departamentos de Ciência da Informação da UFSC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A vice-reitora da UFSC, Alacoque Lorenzini Erdmann, participou da abertura do evento na manhã desta quinta-feira, juntamente com o presidente do Comitê Científico, William Barbosa Vianna, e representantes das quatro universidades. A vice-reitora reafirmou o compromisso da UFSC com o desenvolvimento humano, a autonomia do país, a segurança nacional e outros aspectos relacionados à missão das universidades públicas federais. “Os avanços da ciência acontecem dentro das universidades. Geramos ciência e a levamos para a sociedade para melhorar a qualidade de vida e o bem-viver da sociedade”, disse.
Alacoque citou a criação, em 2016, da Secretaria de Inovação da UFSC e destacou a necessidade de a formação de novos profissionais acontecer de forma integrada à sociedade e ao setor produtivo. “Com foco na geração de ciência e tecnologia, a Universidade está investindo em políticas do ‘Mais Ciência, Mais Desenvolvimento (MCMD)’ e em outros programas do governo, com atenção especial ao perfil de formação de novos profissionais. A UFSC forma e precisa formar profissionais com perfil com mais aderência à sociedade”, complementou.
De acordo com o presidente do Comitê Científico do CGEI, a Ciência da Informação nasceu interdisciplinar e é diante dessa perspectiva que deve apresentar soluções. “Esse é um momento histórico que marca o desenvolvimento de uma Ciência da Informação que derrubou fronteiras para se comunicar livre e abertamente com outras áreas e outros países que não estavam no nosso debate. O evento reúne esforços de quatro universidades públicas do país de lançar a Ciência da Informação a um outro patamar”, afirmou.
A primeira conferência internacional do Congresso, “La universidad como espacio social de construcción de la cultura de la innovación y emprendedorismo”, foi ministrada pelo decano, professor titular e pesquisador da Facultad de Ingeniería de la Universidad Fraternidad de Agrupaciones Santo Tomás de Aquino (Fasta) e professor adjunto da Facultad de Ingeniería de la Universidad Nacional de Mar del Plata, na Argentina, Roberto Giordano Lerena. Coordenadores de cursos, chefes de departamentos, docentes, estudantes e outros membros da comunidade universitária participaram da palestra.
Além de sessões dirigidas relacionadas às temáticas Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação; Gestão da Informação em Segurança Pública; Gestão da Informação em Saúde e Organização do Conhecimento e Gestão Documental, que incluem trabalhos sobre empresas juniores e iniciação científica, o Congresso contará, ainda, com um Consórcio Mestral e Doutoral estruturado com atividades para discussão de projetos de dissertação e teses de doutorado.
Mais informações no site do evento e no Facebook.
Texto: Bruna Bertoldi Gonçalves/Jornalista/Agecom/UFSC
Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC