Departamento de Informática e Estatística da UFSC desenvolve projeto Computação na Escola

13/04/2017 09:45

Um projeto que forma jovens tutores – alunos do Ensino Básico – e mentores voluntários -profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) –  para programação de aplicativos móveis é coordenado pela Computação na Escola, iniciativa do Instituto Nacional para Convergência Digital do Departamento de Informática e Estatística (INE) da UFSC.  O programa “Jovens Tutores na Programação” contribui para a formação da área de computação, com o propósito de oferecer oportunidade para o aprendizado e contato com profissionais, e proporcionar experiências práticas aos jovens e crianças participantes. O projeto piloto é realizado na Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino, localizada no bairro Ingleses em Florianópolis.

JT-Post-Foto1

Participantes do projeto durante a visitação à empresa patrocinadora. Foto: Divulgação

Este projeto é patrocinado pela Involves Tecnologia e Inovação, empresa de software com sede em Florianópolis que desenvolve sistemas voltados a aumentar a visibilidade e disponibilidade de produtos em pontos de venda e a aprimorar a execução de times de campo no varejo. Para iniciar o programa, 25 estudantes visitaram a sede da instituição patrocinadora. Puderam conhecer um pouco do dia a dia de uma empresa de tecnologia, percorrer os setores e conversar com um representante de cada função.

Durante a realização do projeto, os jovens tutores, voluntários e alunos da escola terão a oportunidade de aprender como fazer aplicativos com App Inventor, aplicação web de código-aberto originalmente desenvolvida pela Google, e agora mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para criar um aplicativo, basta um navegador – Chrome, Firefox, Safari, entre outros, exceto Internet Explorer-, uma conta gratuita no Google e uma conexão com a internet para baixar os aplicativos para um dispositivo Android – celular ou tablet – por meio de uma rede sem fio. O aplicativo criado pode ser compartilhado na galeria do App Inventor ou no Google Play, no entanto, há uma taxa para se registrar como desenvolvedor.

Mais informações pelo site computacaonaescola.ufsc.br, pelos telefones (48) 3721-7380 e 3721-4715 ou pelo e-mail .

Tags: Computação na EscolaEscolasestudantesINEJovens Tutores na ProgramaçãoMITProjetoTutoresUFSCvoluntários