Círculo de Leitura de Florianópolis debate ‘Jornalismo, Cultura e Identidade’

26/04/2017 09:36

Marcado para esta quinta-feira, 27 de abril, a partir das 18h30, na Sala Harry Laus da Biblioteca Universitária, o Círculo de Leitura de Florianópolis. Nesta edição, Renan Antunes, Dorva Rezende e Paulo Clóvis Schmitz debatem ‘Jornalismo, Cultura e Identidade’ sob a coordenação do jornalista Moacir Loth, ex-diretor da Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC.

Nascido em São Leopoldo (RS) e filho de policial rodoviário e dona de casa, Dorva Rezende começou a trabalhar no jornal NH, de Novo Hamburgo, antes mesmo de se formar. Depois, com o diploma nas mãos, passou seis meses no Primeira Hora, diário de Foz do Iguaçu (PR), onde fazia de tudo, da redação à paginação. Depois da experiência, voltou para o NH e, em 1990, transferiu-se para Florianópolis, passando por várias editorias do jornal Diário Catarinense.

Renan Antunes já foi repórter da Revista Veja, Gazeta do Povo, do Paraná, RBS, IstoÉ e Estadão, como correspondente do jornal em Nova Iorque.Em 2004, ganhou o Prêmio Esso de Reportagem com a matéria “A Tragédia de Felipe Klein”, publicada no Jornal Já, de Porto Alegre, No mesmo ano, foi considerado o Jornalista do Ano, no prêmio Press do Rio Grande do Sul.

Paulo Clóvis Schmitz é repórter especial do jornal “Notícias do Dia”. Foi editor do Caderno 2 do jornal “O Estado”, um espaço dedicado ao cinema, teatro, televisão e música, com ênfase à cultura local. Trabalhou também na Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) e é um jornalista reconhecido pelo seu profissionalismo e dedicação.

Criado pelo poeta Alcides Buss, o Círculo de Leitura é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros autores sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Jr., Fábio Bruggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Lauro Junkes, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann e Mário Prata foram alguns dos participantes de etapas anteriores do projeto.

Tags: Círculo de LeituraDorva RezendePaulo Clóvis SchmitzRenan AntunesUFSC