Edições do Bosque lança livro ‘Evolução, Cultura e Comportamento Humano’

24/02/2017 11:23

Livro_EvolucaoCulturaO programa Edições do Bosque, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) acaba de lançar o livro “Evolução, Cultura e Comportamento Humano”, organizado pelos professores Mauro Luís Vieira e Angela Donato Oliva. O objetivo é apresentar reflexões sobre temas relacionados com evolução, cultura e comportamento humano na contemporaneidade, baseado na premissa que os nossos comportamentos são resultados, também, da história produzida ao longo do processo de evolução da nossa espécie.

A obra apresenta questões recentes e tendências atuais que integram diferentes níveis de explicações sobre as causas do comportamento. Procura mostrar que em vez de separar as várias dimensões do comportamento humano em dicotomias (inato versus aprendido; cultural versus biológico), a integração entre esses fatores certamente é uma estratégia promissora.

No primeiro capítulo, é realizada uma consistência discussão envolvendo esclarecimentos sobre os mal-entendidos do que é Psicologia Evolucionista. No segundo, é apresentado um panorama evolucionista e cultural sobre cooperação. No terceiro capítulo, procura-se destacar os aspectos da nossa história filo e ontogenética sobre cuidados parentais e desenvolvimento infantil.  Por último, há um capítulo sobre as origens evolutivas do amor. A obra inclui, ainda, um glossário sobre os termos mais utilizados.

“Evolução, Cultura e Comportamento Humano” pode ser acessado pelo link.

 

Mais informações:
Edições do Bosque 

Tags: Cultura e Comportamento Humanoedições do bosqueEvoluçãoUFSC