Congressos sobre inovação aberta começam nesta quarta com transmissão ao vivo

23/11/2016 08:00

cópia de PAINEL 1Começam nesta quarta-feira, 23 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, três eventos sobre inovação aberta promovidos pelo projeto Mais Ciência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com patrocínio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Os congresso serão transmitidos ao vivo pela internet, no link http://www.maisinovacaoaberta.com/ao-vivo.

A abertura oficial dos eventos será as 15h, com a presença do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, do presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Luiz Otávio Pimentel, do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Carlos Alberto Chiodini, além de representantes da FIESC, OMPI no Brasil, Fapesc, INPI da Argentina e FORTEC/REDENIT-NE.

No primeiro dia dos eventos, a partir das 16h30, serão realizadas as conferências de Rita Pinheiro Machado – Homenagem ao professor Denis Borges Barbosa; José Ricardo Aguilar, Instituto Pedro Nunes, Universidade de Coimbra; José Eduardo Fiates, Fundação CERTI e Natalino Uggion, Superintendente do IEL-SC.

Nos dias 24 e 25, ocorrem simultaneamente o “III Congresso Internacional: Inovação Aberta na Indústria de Alimentos e Bebidas”; “IV Congresso Internacional de Energia: Eficiência Energética, Sistema de Inovação Climática e Desenvolvimento Sustentável” e “Congresso Internacional: Pesquisa & Desenvolvimento”.

Os eventos científicos são voltados às instituições de pesquisa, indústria e governo e pretendem analisar os gargalos da inovação aberta e da P&D no Brasil e no mundo, com palestrantes de renome nacional e internacional.

Os eventos integram o projeto Mais Ciência, da Fundação José Arthur Boiteux (Funjab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com patrocínio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A organização é da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (INPI), UFSC, MDIC; coorganização Fortec e Rede NIT-NE, e apoio Capes, FIESC, MCTIC, Governo Federal.

O IV Congresso Internacional de Energia: Eficiência Energética, Sistema de Inovação Climática e Desenvolvimento Sustentável vai analisar a inovação aberta para alcançar eficiência energética num sistema de inovação climática e de desenvolvimento sustentável. O objetivo deste evento é discutir sobre os desafios da inovação aberta e tendências nos contratos, nas suas cláusulas, os efeitos e problemas.

A primeira edição do Congresso Internacional: Pesquisa & Desenvolvimento visa debater os problemas e possíveis soluções para o marco regulatório da inovação aberta.

O III Congresso Internacional: Inovação Aberta na Indústria de Alimentos e Bebidas analisará a inovação aberta na indústria de alimentos e de bebidas.

Mais informações: http://www.maisinovacaoaberta.com

Tags: inovaçãoInovação abertaUFSC