UFSC sedia congressos Brasileiro, Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde

11/10/2016 11:02

930A abertura do V Congresso Brasileiro, IV Congresso Ibero-Americano e IV Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde ocorreu na manhã da última segunda-feira, 10 de outubro, no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento, que termina nesta terça-feira, 11 de outubro, tem como tema “Psicologia da Saúde: os desafios da formação na perspectiva da integralidade”.

Divulgar trabalhos acadêmicos relacionados à temática, proporcionar intercâmbio entre profissionais e estudantes e entre as diferentes áreas do conhecimento são os objetivos do evento. Conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho e sessões de pôsteres compõem a programação. Os congressos – organizados pela UFSC, por meio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), e pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA) – contam com o apoio do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, da Asociación Española de Psicología Conductual e da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde.

O pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade, Sérgio Fernandes Torres de Freitas; o diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Paulo Pinheiro Machado; a presidente da comissão organizadora do evento, Maria Aparecida Crepaldi; a chefe do Departamento de Psicologia, Ana Lúcia Mandelli; a coordenadora do PPGP da UFSC, Carmen Leontina Ojeda Moré; a coordenadora da comissão científica, Lucienne Martins Borges; o presidente da ABPSA, Manuel Morgado Rezende; e a presidente do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, Jaira Terezinha Rodrigues, participaram da cerimônia de abertura.

Sérgio de Freitas destacou a importância da interface entre as áreas da Psicologia e da Saúde e falou do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS é um processo que aproxima as pessoas do processo civilizatório; permite que, na hora do atendimento, os cidadãos ou ‘quase cidadãos’ sejam tratados como cidadãos. O SUS é essencial para o desenvolvimento do país. Em todas as instâncias e em todos os momentos, defendam o SUS”, pediu. Paulo Pinheiro fez suas as palavras do pró-reitor e reforçou, ainda, a relevância da Educação para o país. “É preciso luta para a democratização do acesso aos serviços e de tudo o que possibilita uma consolidação mínima da cidadania no Brasil.”

“Vejo aqui grande disposição em enfrentar questões de saúde e desenvolvimento humano na perspectiva da dignidade da pessoa humana, e a saúde tem muito a ver com essa perspectiva”, afirmou o presidente da ABPSA. “Mais do que debates científicos, que possamos viver bons momentos e bons encontros”, complementou Rezende. Prevenção, promoção e recuperação da saúde e a contextualização com fatores psicológicos, biológicos e contextos sociais e de vida foram assuntos abordados pela presidente da comissão organizadora. Crepaldi também fez referência aos preceitos da universalidade, da equidade e da integralidade no atendimento e falou da participação dos psicólogos na reforma sanitária brasileira e na construção do SUS, em 1990. “É importante salientar que a luta pela saúde e a consolidação do SUS tem se expressado por profissionais da Saúde que compartilham o conhecimento que resulta nas práticas em saúde”, disse.

A conferência de abertura, “Os desafios da formação do profissional de Saúde na perspectiva da integralidade”, foi ministrada durante a manhã pelo professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Marco Aurélio da Ros, graduado em Medicina, mestre em Saúde Pública e doutor em Educação.

A 1ª edição do Congresso de Psicologia da Saúde – que já passou pelas cidades de São Paulo, Uberlândia, Santa Maria e Taubaté – foi realizada em 2007. “Saúde e ciclo de vida”, “Qualidade de vida e bem-estar”, “Trabalhos integrados em Saúde: desafios e perspectivas” e “Psicologia, saúde e políticas públicas” foram temas abordados nos anos anteriores.

Confira a programação aqui. Mais informações no site ou pelo Facebook.

Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista / Agecom / UFSC /

Revisão: Claudio Borrelli / Revisor de Textos / Agecom / UFSC

Fotos: Ítalo Padilha / Fotógrafo / Agecom / UFSC

Tags: ABPSACFHcongressosPPGPpsicologiasaúdeSUSUFSC