UFSC produzirá energia solar para mover ônibus elétrico

05/09/2016 17:31

onibus-eletricoNa quinta-feira, 1º de setembro, foi apresentado no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos um ônibus 100% elétrico, que fará o transporte de alunos, professores e técnicos da UFSC. O veículo, que começa a funcionar em dezembro, será recarregado em estação com energia solar e terá emissão zero de poluentes.

A energia necessária para que o veículo circule será gerada pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica da UFSC, localizado no Sapiens Parque. As recargas serão feitas por meio da rede presente no campus e no parque, percurso que o veículo fará quatro vezes ao dia, totalizando 50 quilômetros entre ida e volta. Com as recargas de conveniência ao final de cada viagem no Sapiens Parque, a autonomia é dimensionada para atender a operação durante todo o dia com emissão zero de poluentes.

O sistema de tração foi desenvolvido pela WEG e representa o primeiro fornecimento para um ônibus elétrico de recarga em rede com microgeração distribuída com painéis fotovoltaicos. Para a perfeita integração dos sistemas, a aplicação ocorreu em conjunto com a Marcopolo, fabricante do ônibus; a Eletra, responsável por instalar e integrar o sistema de tração elétrico e as baterias de lítio.

Pesquisas acadêmicas

O consumo e a geração da energia serão monitorados durante a operação do ônibus, servindo como base para pesquisas acadêmicas, explica o professor e coordenador do Fotovoltaica, Ricardo Rüther: “Levantaremos dados sobre o desempenho do motor, consumo de energia, frequência do deslocamento e outros”.

O novo meio de transporte tem potencial interdisciplinar, pois também será objeto de estudo para alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Civil, Arquitetura, Sistemas de Automação e Ciências da Computação.

Por possuir tecnologia Wi-Fi e um espaço para reuniões, ele permitirá o deslocamento produtivo. “Poderemos embarcar e já começar a trabalhar, sem perder tempo no trânsito”, ressalta o professor. Além disso, em casos de congestionamento, o veículo não consumirá energia. “É confortável, não faz barulho e não emite fumaça”, completa Rüther.

Hoje, quem precisa se deslocar até o parque utiliza veículos próprios, depende de caronas ou do transporte público, que leva cerca de uma hora e meia para chegar ao local. A estimativa é de que o trajeto seja feito em 30 minutos pelo modelo elétrico. O objetivo da UFSC, de acordo com Rüther, é se tornar referência e replicar a iniciativa em outros centros urbanos, para mostrar a importância do uso de fontes de geração e de consumo de energia limpa. A aquisição do ônibus é financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por uma licitação.

Mais informações: site da Weg.

Laboratório de Energia Solar: (48) 3721-5174

Tags: Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaicaenergia solarEnergia Solar Fotovoltaicaônibus elétricoSapiens ParqueUFSC