Pós-Graduação em História promove aula inaugural ‘O lugar do historiador no debate público’

09/09/2016 13:52

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, na sexta-feira, dia 16, às 19h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a aula inaugural intitulada “O lugar do historiador no debate público”. A palestra será ministrada pela professora Hebe Maria Mattos, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Hebe Mattos, que leciona História do Brasil na UFF, foi professora visitante na Columbia University (cátedra Ruth Cardoso CAPES/Fulbright), na UFPE, na École des Hautes Études en Sciences Sociales e na University of Michigan. É autora ou co-autora de livros, artigos, filmes e plataformas digitais, entre os quais destacam-se “Das Cores do Silêncio”, que ganhou o prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa em 1993 (3ª edição, Editora da Unicamp, 2013); “Memórias do Cativeiro” (com Ana Lugão Rios, ed. Civilização Brasileira, 2005); “Escravidão e Cidadania no Brasil Monáriquico” (Zahar, 2000); a série de vídeo-documentários “Passados Presentes” e a plataforma digital do mesmo nome. É uma das idealizadoras do Blog Conversa de Historiadoras e do movimento “Historiadores pela Democracia”.

Após a aula inaugural, haverá o lançamento do livro “Historiadores pela Democracia: o golpe de 2016 e a força do passado” (organizado por Hebe Mattos, Tânia Bessone e Beatriz Mamigonian, da Alameda Editorial, 2016).

convite aula inaugural 20162

Tags: aula inauguralhistóriaUFSC