Lançamento da Editora da UFSC: De técnico e de humano todo mundo tem pouco

27/09/2016 13:20

deTécnico-2a-3dA construção de um conhecimento reflexivo e libertador, a relação entre ciência tecnologia e sociedade, ou seja, do homem com o mundo em que ele habita e reflexões sobre educação tecnológica.

Esses são alguns dos temas abordados em “De técnico e de humano – questões contemporâneas”, livro da Editora da UFSC que reúne, nesta segunda edição, textos publicados entre 2010 e 2013 na revista Clínica – International Journal of Brazilian Dentistry e para a página da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) na web pelo professor Walter Antonio Bazzo.

“Muitos dos autores por mim apresentados são considerados pela academia como românticos, utópicos, sonhadores e por isso irrelevados por uma sociedade, que necessita, equivocadamente, clamar pelo pragmatismo da produção desenfreada”, argumenta, e completa: “…não tenho a intenção de parecer diferente de outros educadores. Apenas tenho a convicção de que, entre os escritores aqui reunidos, são poucos os considerados os que se levam em conta na formação de educadores profissionais”.

Para Bazzo, que é engenheiro mecânico e doutor em Educação na área de Ciências, “somos bastante ‘comportados’, para não dizer obedientes, em relação às reflexões sobre os problemas contemporâneos. Não estabelecemos com os estudantes um ambiente favorável às questões fundamentais à vida: ética, economia, sistemas civilizatórios, subdesenvolvimento, desigualdade, etc” reflete. “Cada vez mais é necessária uma educação ampla pela qual não apenas o desenvolvimento de novos aparatos tecnológicos seja o ponto de chegada”.

“São reflexões que me auxiliaram a manter os pés no chão, reflexões que me auxiliaram a admirar cada vez mais aqueles que amam ler diferentes assuntos, ler em diferentes fontes, mesmo que elas não sejam as mais conhecidas, mais famosas, mais festejadas, enfim, mesmo que elas não sejam aquelas que todos acreditam ser importantes”, resume o editor-chefe da revista Clínica, professor Luiz Narciso Baratieri.

Artêmio Reinaldo de Souza/Jornalista/UFSC

Confira entrevista com o autor Walter Antonio Bazzo:

Tags: De técnico e de humano – questões contemporâneasEditora da UFSCUFSCWalter Antonio Bazzo