Seminário discute gestão de unidades de conservação ambiental
A programação do III Seminário de Gestão e Criação de Unidades de Conservação reuniu especialistas de vários estados para discutir modelos, práticas e conhecimentos de conservação ambiental na região Sul do país. Foram realizadas oito palestras, durante todo o dia 18 de agosto, em que especialistas e membros de unidades de conservação puderam compartilhar políticas de gestão para as áreas protegidas.
Questões como a aplicação de recursos de compensação ambiental, regularização fundiária e ICMS Ecológico foram pautas de discussão entre os participantes. Representantes do Instituto Ambiental do Paraná e da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) do Rio Grande do Sul apresentaram modelos de gestão vigentes nos dois estados.
O evento teve três principais direcionamentos: governança, restauração e gênero – abordando a atuação das mulheres na área de gerenciamento de unidades de conservação. E para dar visibilidade à discussão de gênero a palestra “Gênero, Biodiversidade e Políticas Públicas nas UCs” contou com uma mesa formada exclusivamente por mulheres, incluindo lideranças femininas das tribos Kaingang e Guarani.
A programação, organizada bianualmente pelo Instituto Çarakura e o Núcleo de Educação Ambiental (Neamb) da UFSC, é voltada a estudantes, pesquisadores, autoridades e ativistas. Cibele Cambuí, integrante do Instituto Çarakura, estima que “cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, sendo metade do público composta por estudantes da UFSC e de outras universidades”.
Mais informações no site.
Giovanna Olivo/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC