Grupo de Estudos e Pesquisa Antonio Gramsci promove conferência sobre fascismo

31/08/2016 17:05

O Grupo de Estudos e Pesquisa Antonio Gramsci da UFSC promove, no dia 5 de setembro, às 19h, a conferência “Fascismo e Antifascismo: o que a experiência histórica tem a nos ensinar?”, com o professor Gianni Fresu. O evento será realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e irá contar com o lançamento do livro Lênin leitor de Marx, a primeira obra de Gianni Fresu traduzida para o português.

A palestra irá abordar as formas históricas que o fascismo assumiu na formação social italiana, sua manifestação nos demais países europeus durante a primeira metade do século XX, e as formas de resistência que derrotaram o movimento ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Gianni Fresu é membro do Comitê Científico da Escola Internacional de Estudos Gramscianos (Ghilarza Summer School) e realizou estudos ligados à história do movimento operário italiano, tema acerca do qual tem 6 livros publicados na Itália.

Cartaz-CFH-horizontal-1

Tags: CFHGrupo de estudo e pesquisa Antonio GramsciUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina