CUn aprova concessões de título de Professor Emérito e delibera pela criação de novos departamentos e coordenadorias nos campi

25/07/2016 08:03

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou, nas sessões especiais realizadas na última quarta-feira, 20, em Florianópolis, as concessões do título de Professor Emérito ao professor Teodoro Rogério Vahl, do Departamento de Ciências da Administração do Centro Socioeconômico (CSE), à professora Ingrid Elsen, do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e ao professor Selvino José Assmann, do Departamento de Filosofia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Durante a sessão, foram lidos pareceres com o histórico e a importância do trabalho dos indicados.

Iniciando as atividades na UFSC em 1964 como servidor técnico-administrativo, Teodoro Rogério Vahl atuou em inúmeras chefias intermediárias em departamentos da Universidade. Seu trabalho como Professor Titular ocorreu entre 1970 a 1975, lecionando nos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Ciências da Administração. O professor foi homenageado com diplomas, medalhas e honrarias, pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, pelo Governo do Estado de Santa Catarina e pela Marinha do Brasil, além de representar ativamente a UFSC em congressos, cursos e palestras nos cenários nacionais e internacionais. O parecer completo pode ser lido aqui.

Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem na UFSC, Ingrid Elsen foi altamente participativa no aprofundamento dessa área de estudos no país, em especial por atuar na orientação e influência na montagem de vários programas de pós-graduação no Brasil. Seu trabalho, juntamente ao Departamento de Enfermagem e ao Curso de Enfermagem, foi destacado durante a sessão, mencionada a produção de livros e trabalhos internacionais publicados no Brasil e no exterior. Ela foi a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e é uma das pioneiras da área na Capes.

O parecer lido durante a concessão de título de Professor Emérito ao professor Selvino José Assmann ressaltou a importância da sua contribuição para a Filosofia Política aplicada à vida política brasileira. Durante seus 40 anos de atividade, publicou 12 livros, contribuiu em compilações com 14 capítulos, 23 artigos em periódicos e 30 artigos em revistas. Seus trabalhos foram apresentados em 26 eventos acadêmicos, participou de 62 bancas de mestrado, 66 de doutorado, 41 orientações e 33 teses, supervisionou 3 projetos de pós-doutorado e atualmente orienta 2 doutorandos e 9 mestrandos.

Criação de departamentos

Os conselheiros também deliberaram pela criação do Departamento de Energia e Sustentabilidade, do Departamento de Computação, da Coordenadoria Especial Interdisciplinar de Tecnologias da Informação e Comunicação e da Coordenadoria Especial de Ciências Físicas e Matemática, localizados no Centro de Araranguá; pela criação do Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas, do Departamento de Ciências Naturais e Sociais, da Coordenadoria Especial de Ciências Biológicas e Agronômicas e da Coordenadoria Especial de Biociências e Saúde Única, no Centro de Curitibanos; e pela alteração do nome do Departamento de Licenciaturas para Departamento de Ciências Exatas e Educação, no Centro de Blumenau.

Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista da Agecom / UFSC

Gabriel Daros / Estagiário de Jornalismo da Agecom / UFSC