Clínica Escola de Fonoaudiologia atende mais de mil pacientes em três anos de funcionamento

28/07/2016 08:16
Atividade conduzida na Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFSC. (Foto: Pipo Quint/Agecom/UFSC)

A Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que existe há cerca de três anos, já avaliou a audição de mais de 1.100 pacientes, e atendeu 1.176 pessoas em terapia fonoaudiológica. Circulam pela clínica cerca de 200 pessoas por dia, sendo estudantes, estagiários e professores, além de pacientes de todas as faixas etárias.

Com foco em atividades de ensino, a clínica oferece aulas práticas e estágios para os alunos do curso, que realizam avaliação e terapia nas áreas de linguagem oral e escrita, voz, motricidade orofacial, disfagia e audiologia. As atividades, supervisionadas por professores, fazem parte da carga horária regular da formação acadêmica.

“Temos uma demanda bastante grande. A clínica atende a comunidade em uma série de serviços, mas o nosso foco é o ensino”, explica a coordenadora da Clínica Escola, Angela Ruviaro Busanello-Stella. “Somos mais procurados especialmente para atendimentos em crianças e avaliações que a rede pública de saúde não cobre, como a Avaliação do Processamento Auditivo Central. Para esse serviço temos uma busca imensa, tanto que tivemos que fechar para novas inscrições para podermos dar conta da demanda dos que já estavam inscritos”, salienta.

Atendimentos em adultos e idosos têm pouca fila, explica a coordenadora; já atendimentos em crianças costumam ter espera. “Em épocas de final de ano letivo, quando a criança vai mal na escola, é comum haver mais procura. Mas crianças com dificuldade de aprendizado precisam de atendimento prolongado, não é algo que se resolve em dois ou três meses”, ressalta Angela.

A clínica é gerida apenas pelos professores e uma servidora técnico-administrativa em Educação, que atua no atendimento. “Desde que abriu, em 2013, sempre são os professores que dão conta da área administrativa. Temos uma carência muito grande de mais técnicos. A demanda é para ter quatro técnicos fazendo atendimento ao público. Outras clínicas-escola têm ao menos um fonoaudiólogo, nós não. Precisaria ainda ter um psicólogo, assistente social, otorrinolaringologista. Já foi solicitado, mas não há previsão”, explica Angela.

Aplicações

Equipamentos especiais possibilitam avaliações e terapias fonoaudiológicas, supervisionadas pelos professores do curso. (Foto: Pipo Quint/Agecom/UFSC)

Os serviços da Clínica Escola de Fonoaudiologia se aplicam a uma série de necessidades de pessoas de todas as idades, seja em dificuldades no aprendizado, na fala ou mesmo em deglutição. Estudantes da UFSC que precisam de acompanhamento para superar problemas como a gagueira e a relutância ao falar em público também podem procurar atendimento. “Existem problemas específicos, os quais estudamos também em períodos específicos”, ressalta Angela.

Durante o primeiro semestre de 2016, a clínica foi procurada para atender alunos estrangeiros com necessidades de melhorar a pronúncia de alumas palavras em português. “É uma situação específica, que surgiu da necessidade de um aluno, que indicou para outros alunos. E é algo em que podemos ajudar, além de muito mais situações em que o aluno poderia se beneficiar da clínica”, complementa.

Outra aplicação que Angela acredita poder auxiliar os estudantes da UFSC é com alunos que se utilizarão da voz em suas futuras profissões, como professores, advogados e jornalistas. “São profissões que demandam uma boa saúde vocal. Normalmente, chegam à clínica professores que já têm anos de profissão e estão com a voz alterada por anos de abuso. O ideal seria trabalhar com o aluno de Pedagogia desde já”, ressalta.

A Clínica Escola de Fonoaudiologia funciona com atendimento gratuito na rua Desembargador Vitor Lima, 222, 2º andar, bairro Trindade, Florianópolis (SC). Durante o período de férias escolares da UFSC, a clínica permanece fechada.

Mais informações:
(48) 3721-6111 e no site