Sustentabilidade e Consumo Colaborativo são temas da Semana do Meio Ambiente UFSC

09/06/2016 17:45

A palestra Sustentabilidade: Consumo Colaborativo e Consciente abriu as atividades de 7 de junho na Semana do Meio Ambiente UFSC 2016. O evento, realizado durante a manhã no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), foi um dos temas escolhidos pela comunidade para discussão. A programação ocorrerá até sexta-feira (10), com detalhes das atividades disponíveis neste link.

© Pipo Quint / Agecom / UFSC

Foto: Pipo Quint / Agecom / UFSC

Para a mesa-redonda foram convidados os empreendedores André Girard, da startup Veículo Compartilhado, Mariana Pelliciari, criadora do aplicativo Roupa Livre, e Renata Miguez, do aplicativo Livr.io. O debate também contou com a participação dos professores do curso de Administração da UFSC, Marcos Bosquetti e Thiago Chaves.

O principal questionamento levantado durante a palestra foi o estabelecimento do paradoxo que a Economia, por sua definição, não consegue cumprir o desafio de equilibrar as necessidades de bem-estar social e escassez de recursos. O objetivo da economia sustentável é inverter a lógica do consumismo através da colaboração entre o público – o crowdculture.

Os empreendedores discutiram sobre o surgimento de seus projetos e as ideias estabelecidas que desafiavam o pensamento tradicional sobre economia, explicando como a cultura da colaboração permitiu o estabelecimento de seus projetos. O motivo, explica André Girard, está nos novos hábitos das gerações de hoje, que valorizam o uso sobre a posse. “Não queremos mais ter as coisas, mas usá-las,” afirma o palestrante.

Durante o evento, a economia colaborativa também foi colocada como solução para agravantes dos problemas de sustentabilidade atuais na sociedade. Iniciativas como o consumo consciente de roupas do Roupa Livre visam reduzir o impacto ambiental através do aumento do tempo de uso dos vestuários, e o empréstimo de livros pelo Livr.io democratiza o acesso a obras até então paradas em outras estantes.

Gabriel Daros Lourenço/Estagiário de Jornalismo da Agecom/UFSC

 

Tags: consumo colaborativoSemana do Meio Ambiente UFSCsustentabilidade