Pesquisa inédita de mobilidade urbana é realizada na UFSC

06/06/2016 14:35

Até o fim de junho, pesquisadores estarão espalhados pelo campus Florianópolis da UFSC para realizar um levantamento inédito de mobilidade urbana na região. A ação teve início em 17 de maio e é uma parceria do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC com o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE).

20160519_1724290

Pesquisadores em diferentes pontos do entorno do Campus Florianópolis para coleta de dados sobre a mobilidade da região. Foto: divulgação

“Este é o primeiro levantamento do tipo feito na região e seu objetivo é compreender melhor a movimentação no entorno do Campus”, diz Célio Sztoltz, pesquisador associado do Observatório.

Com a pesquisa será possível criar uma base de dados que auxilie na revisão dos trajetos das linhas de ônibus e da localização dos pontos que servem a região – além de ajudar a UFSC a conhecer as preferências e as dificuldades do usuário do transporte coletivo no campus. No trecho da rua Deputado Antônio Edu Vieira, o levantamento irá orientar o dimensionamento e a adequação das futuras estações de BRT (Bus Rapid Transit) em um trabalho colaborativo com a Prefeitura de Florianópolis.

BRT na Grande Florianópolis

A implantação do BRT na parte continental da Grande Florianópolis está sendo elaborada pelo governo do estado. O sistema prevê faixas exclusivas de ônibus e foi recomendado pelo Plamus como o mais adequado para a região. A primeira etapa a ser construída será de um trecho de sete quilômetros da BR-282 (Via Expressa de acesso a Florianópolis).

Contagens e entrevistas

Entre as atividades da pesquisa estão incluídas contagens e entrevistas. A primeira consiste em computar o número de pedestres e ciclistas que passam por determinados locais no campus. Já as entrevistas estão sendo realizadas nos pontos de ônibus – o questionário é rápido e contém perguntas sobre a origem, o destino e as preferências dos usuários do transporte coletivo.

Canais:

www.observatoriodamobilidadeurbana.ufsc.br
facebook.com/observatoriodamobilidade
twitter.com/mobilidadeufsc
flickr.com/observatoriodamobilidade

Tags: DPAEmobilidade urbanaUFSC