Pró-Reitoria de Pesquisa e SeTIC lançam sistemas de gestão e obtenção de dados relativos a pesquisas

04/05/2016 15:51

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC) lançaram dois novos sistemas de gestão e de obtenção de dados relativos à pesquisa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): o Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão (SIGPEX), e o IPÚ.

O SIGPEX fará o registro dos projetos de pesquisa (e em breve de extensão) e substituirá o formulário Notes de Pesquisa. Nesta versão inaugural, ele já vem com várias funcionalidades visando a facilidade de preenchimento e de obtenção de relatórios para que sirva como instrumento de gestão. O sistema IPÚ permite a consulta a uma série de dados presentes nos currículos Lattes dos pesquisadores da UFSC. Portanto, a manutenção do currículo atualizado é fundamental para a confiabilidade dos dados obtidos.

“Temos a convicção que estes dois sistemas trarão rapidez e confiabilidade para inserção e obtenção de dados relativos à pesquisa na nossa instituição”, explica o Pró-Reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy.

O sistema SIGPEX

O cadastramento de novos projetos de pesquisa só poderá ser feito no SIGPEX (http://sigpex.sistemas.ufsc.br). Os projetos já cadastrados no Notes lá ficarão para alterações, relatórios, entre outras funcionalidades, até seu encerramento. Depois, o Notes servirá como um repositório histórico.

O acesso é feito utilizando seu idUFSC. No entanto e visando a transparência e o acesso aos projetos de pesquisa pela comunidade externa, é possível ver a lista dos projetos em desenvolvimento à medida que eles forem sendo registrados no novo sistema.

Algumas funcionalidades foram inseridas para facilitarem o preenchimento. Por exemplo, para inserir um novo participante da UFSC basta informar matrícula ou nome ou CPF e o sistema busca e preenche todos os dados daquela pessoa. Outra funcionalidade é a possibilidade de geração de arquivo PDF com todos os dados cadastrados facilitando a preparação da documentação para os projetos que usarão as Fundações de Apoio e evitando o retrabalho.

Em virtude da sua estrutura, linguagem e concepção, os dados no Notes não puderam ser transferidos para o SIGPEX. Assim, durante dois ou três anos os dois sistemas coexistirão.

Melhorias e funcionalidades serão progressivamente implantadas de acordo com as sugestões e necessidades dos usuários. Para tanto, a Propesq disponibilizou um e-mail () e o Portal de Atendimento Institucional da Propesq (atendimento.propesq.ufsc.br/sigpex).

O sistema IPÚ

O sistema IPÚ (http://ipu.sistemas.ufsc.br/) foi concebido para possibilitar a consulta a uma série de dados presentes nos currículos Lattes cadastrados pelos membros da UFSC. Os dados obtidos permitem a geração de gráficos ilustrativos que mostram em forma pictórica os principais indicativos de produção intelectual dos pesquisadores da UFSC. O sistema também permite o transporte dos dados para arquivos em formato compatível com Excel para outros usos. O sistema permite a procura de dados específicos constantes nas várias seções do CV Lattes.

Da mesma forma que o SIGPEX, melhorias e funcionalidades irão sendo agregadas ao IPÚ de acordo com as sugestões e necessidades dos usuários no Portal de Atendimento Institucional da Propesq (atendimento.propesq.ufsc.br/ipu).

Mais informações na página da Propesq.

Tags: IPÚPró-Reitoria de PesquisaPROPESQSIGPEXUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina