Livraria da Editora da UFSC é inaugurada no Centro de Cultura e Eventos

06/05/2016 22:38
Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

A Editora da UFSC (EdUFSC) inaugurou, na sexta-feira, 6 de maio, sua nova livraria no Centro de Cultura e Eventos. O espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com 20% de desconto em todo o catálogo. A livraria funcionava, até o momento, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Para Arminda Mota, servidora técnica-administrativa da editora, a localização atual vai garantir mais visibilidade. “Aqui acontecem muito eventos e tem a praça de alimentação, onde há sempre grande circulação de público. Esperamos ter mais leitores e mais vendas”.

Na solenidade de inauguração, o professor Fábio Luiz Lopes da Silva, diretor da EdUFSC, ressaltou a relação da editora com a comunidade: “Nos últimos anos, estabelecemos um diálogo muito rico com a vida cultural da cidade e com a imprensa. Fizemos um trabalho amplo e intenso no sentido de formar novos leitores. Em tempos em que prevalece o obscurantismo, os livros são cada vez mais necessários. Se há futuro no Brasil, esse futuro cabe nesses paralelepípedos de papel que oferecemos ao público”. Fábio disse estar “bastante comovido” e aproveitou a ocasião para homenagear os técnicos e estagiários da EdUFSC, “por todo seu carinho, amor, dedicação e capricho com o trabalho”.

Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

A vice-reitora Lúcia Helena Martins-Pacheco afirmou que a  editora faz um dos trabalhos mais relevantes da universidade, por isso é importante que esteja em “um espaço nobre e estratégico como esse, onde ocorrem grandes eventos”. A reitora Roselane Neckel reforçou a relevância dos saberes acadêmicos em tempos difíceis: “Os livros nos abrem muitas portas. Eles são a esperança que, junto com nossas atitudes, podem fazer a diferença no país. A leitura combate a mediocridade e a superficialidade, aprofunda o olhar e nos possibilita ser verdadeiros revolucionários. Portanto, esse é um momento de saudação aos livros, aos leitores e ao trabalho de todos”.

Sobre a editora

A EdUFSC completou 35 anos em dezembro de 2015, com cerca de 1200 títulos publicados. “Nos últimos anos, publicamos uma média de 50 livros por ano”, afirma Fábio. Entre os últimos lançamentos da editora, destacam-se Demanda: Literatura e Filosofia, de Jean-Luc Nancy; Soldados de seis pernas: usando insetos como armas de guerra, de Jeffrey A. Lockwood; Demorar: Maurice Blanchot, de Jacques Derrida; Nós, de Salim Miguel; O mistério do mal, de Giorgio Agamben. Segundo o diretor, o recorde de vendas, com cerca de 4 mil exemplares por ano, é o livro Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos, dos professores da UFSC Walter Bazzo e Luiz Teixeira. A obra, que está em sua 4ª edição e 25ª reimpessão, faz parte da Coleção Didática, que nasceu junto com a editora e reúne 80 títulos de diversas áreas de ensino.

Mais informações no site da EdUFSC.

Daniela Caniçali/Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: centro de Cultura e EventosEditora da UFSCEdUFSCinauguraçãolivraria